Completando 25 anos de atividades, o Google Ads, lançado como Google AdWords, passou por diversas transformações nos últimos anos para se adaptar às mudanças no comportamento dos consumidores.
Para atender à complexidade da jornada de compra, as primeiras mudanças significativas da plataforma foram relacionadas às ofertas na variedade de formatos de anúncios, além da expansão das oportunidades, como a Rede Display.

Recentemente, o Google Ads incorporou tecnologias avançadas de machine learning e inteligência artificial para otimizar automaticamente as campanhas publicitárias.
Não vamos detalhar todos os passos dessa evolução da plataforma, mas o aprimoramento das estratégias de segmentação interessa (e muito) aos gestores de e-commerce. Afinal, ajuda a consolidar a personalização, essencial hoje para qualquer negócio.
Nesse sentido, as atenções agora devem se concentrar no entendimento da intenção de busca. É ela que diferencia uma campanha de Google Ads.
E, conforme o próprio Google tem defendido ao comunicar as recentes atualizações, a partir de 2025, a proposta é que as empresas não apenas apareçam, mas sejam úteis, relevantes e que atendam perfeitamente à necessidade do usuário.
Nesse contexto, focar na intenção é a base para criar campanhas que gerem tráfego qualificado, engajamento real e, mais importante, conversões lucrativas.
O que mudou no GoogleAds e no Google Shopping em 2025?
Nesse processo de aprimoramento da plataforma, 2025 é considerado um marco importante nessa trajetória de evolução.
E há razão para isso, porque a jornada do e-commerce em 2025 é marcada por uma profunda transformação, impulsionada pela integração massiva da inteligência artificial (IA) nas plataformas do Google.
O Google Shopping, um dos pilares para lojistas e marcas que buscam visibilidade online, não apenas recebeu atualizações, mas se tornou uma extensão ainda mais orgânica e interativa das campanhas do Google Ads.
A nova realidade exige que as estratégias de divulgação do e-commerce foquem na sinergia entre as plataformas para maximizar resultados.
Vale o registro de que as mudanças em 2025 no Google Shopping não se limitam a ajustes superficiais. A plataforma foi redesenhada para oferecer uma experiência de compra mais fluida e integrada, impactando diretamente como os produtos são descobertos e consumidos.
Focando nas experiências proporcionadas aos usuários, um dos destaques é a integração com a busca visual. Na prática, isso significa que os produtos do Shopping ganham destaque em plataformas de busca visual como o Google Lens.
Assim, ao tirar uma foto de um produto, o usuário pode ver imediatamente anúncios relevantes. Parece simples, mas a consequência direta para os anunciantes é a necessidade de otimizar o catálogo de produtos com imagens de alta qualidade e descrições ricas em detalhes.
Os recursos de IA também têm feito a diferença. No Merchant Center, plataforma que gerencia os dados de produtos, as marcas agora podem agora converter imagens estáticas em vídeos e gerar criativos de forma mais eficiente.
Refletindo sobre a necessidade de personalização, esse tipo de recurso torna-se um grande aliado, na medida em que essa automação acelera a produção de conteúdo visual, essencial para campanhas mais atrativas.
A relação direta com o Google Ads
Como citamos, as inovações no Google Shopping em 2025 reforçam a sua dependência estratégica do Google Ads. Longe de serem ferramentas separadas, elas operam como um ecossistema integrado.
O uso da inteligência artificial no Google Ads se expandiu, otimizando lances, segmentação e ajustes para as campanhas de Performance Max e Shopping.
A IA do Google Ads agora aprende mais rápido a exibir o produto certo para o cliente ideal em diferentes canais, como YouTube, resultados de pesquisa e nos novos formatos do Google Shopping.
A campanha de Performance Max, que utiliza IA para exibir anúncios em todos os canais do Google, recebeu relatórios mais detalhados para e-commerce. Assim, é possível visualizar o desempenho por canal, como o YouTube, obtendo métricas detalhadas sobre impressões, cliques e conversões.
No geral, alinhando-se com o comportamento omnichannel do consumidor, o que está muito claro é que as mudanças forçam os anunciantes a adotarem uma visão estratégica mais ampla sobre seu negócio.
Um produto anunciado via Google Shopping pode aparecer em uma busca visual no Google Lens, e a otimização desse anúncio será gerenciada pelas configurações do Google Ads.
Essa mudança exige atenção do e-commerce, porque requer uma gestão integrada para que a mensagem e a oferta sejam coerentes em todos os pontos de contato.
Ignorar a sinergia entre essas plataformas é, em essência, abrir mão de uma parte significativa do potencial de vendas. Ou seja, a adaptação não é apenas uma opção, mas uma exigência para prosperar no e-commerce de 2025.
Como explorar melhor as oportunidades?
A atualização do Google Ads exige mais atenção do e-commerce, uma vez que deve gerar mudanças na forma como as operações atraem, engajam e retêm clientes.
Uma das alterações é a possibilidade de destacar benefícios do programa de fidelidade diretamente nos anúncios.
Antes, o consumidor clicava no anúncio sem ter ideia das vantagens extras de comprar na sua loja. Agora, ele já vê na página de resultados (SERP) alguns diferenciais que podem ser:
– Frete grátis com valor mínimo de compra.
– Preço específico para clientes que participam do seu programa de fidelidade.
– Pontos resgatáveis que o cliente pode comprar na compra do item.
Essas possibilidades são importantes para o e-commerce por permitir ações mais assertivas em várias frentes, como:
Atração de novos clientes
Quando a concorrência parece igual, destacar recompensas pode ser o detalhe que faz alguém escolher a marca.
Um dos desafios, na elaboração dos anúncios, é justamente colocar em evidência os benefícios do seu programa de fidelidade.
Refletindo sobre os caminhos que podem ser adotados, apelos simples podem funcionar bem, como ofertas de frete grátis com mínimo de compra ou de preço específico para membros do programa de fidelidade.
Nesse caso, além de atender à base, trata-se de uma estratégia importante para incentivar novos clientes a se inscreverem.
Nessa mesma linha, o anúncio também pode informar que os clientes acumulam pontos que são trocados por descontos ou produtos futuros, o que pode ser um diferencial importante.
Engajamento e retenção
Para manter os clientes engajados e incentivá-los a voltar, é importante mostrar as vantagens do programa de fidelidade desde o primeiro contato.
Nesse contexto, ações como as citadas acima são importantes para incentivar a recompra e fortalecer o relacionamento com o cliente.
Um aspecto importante é a necessidade de comunicação contínua, por meio do envio de e-mails ou notificações regulares sobre as vantagens e atualizações do programa de fidelidade.
Aumento do LTV (Lifetime Value)
Clientes engajados compram mais vezes e geram mais receita no longo prazo. Para aumentar o LTV, o e-commerce pode investir em ações como a oferta de promoções exclusivas e de recompensas por atividade.
No caso dessa última opção indicada, a proposta é implementar um sistema no qual os clientes ganhem pontos não apenas por compras, mas também por outras atividades, como avaliações de produtos ou compartilhamento nas redes sociais.
Para quem já tem um programa de fidelidade, essa é a chance de colocá-lo no centro da sua estratégia de mídia paga.
Para isso, algumas ações simples podem ajudar, como o uso de dados do programa de fidelidade para criar anúncios personalizados que ressoem com os interesses e comportamentos dos clientes.
São recomendados também os testes A/B para identificar quais mensagens e ofertas são mais eficazes em atrair e engajar clientes.
Independentemente das iniciativas adotadas, é importante no momento a ciência de que as novas funcionalidades do Google Ads permitem que os anunciantes criem campanhas mais personalizadas e eficazes, o que pode aumentar a competição no mercado. Ou seja, as operações precisam ser mais criativas e estratégicas para se destacar entre os concorrentes e atrair a atenção dos consumidores.