Basta dar um singelo passeio pelos conteúdos mais recentes de diferentes marcas no TikTok para perceber que existe uma certa trend se instalando. Funcionários compartilhando o dia a dia de suas rotinas ou vídeos no estilo perguntas e respostas com a própria equipe parece ser uma constante entre as marcas que se destacam entre a geração Z, pelo menos lá fora.
Marcas como Anthropologie, Sheer Luxe, Jaz Hand Made e outras têm apostado na tendência para atrair seguidores e vendas.

Essa trend – que veio para ficar – ganhou o nome de EGC, ou employee generated content, que em português seria conteúdo criado pelo funcionário.
Mas por que esse tipo de conteúdo tem crescido tanto e por que pode ser interessante para você e sua marca apostar nessa estratégia?
Podemos citar algumas razões: é mais fácil se conectar a uma marca quando ela tem um rosto – aliás, esse movimento começou com os próprios fundadores das marcas (mas isso é assunto para outro artigo) -, e o conteúdo gerado pelo colaborador vai mostrar essencialmente os bastidores do negócio, o que já sabemos que os espectadores adoram e, além disso, estamos mostrando pessoas reais, ou seja, a conexão é quase que instantânea.
Pensando no negócio como um todo, a aposta no EGC pode te ajudar ainda com:
Confiança e credibilidade
Os conteúdos criados pelos funcionários de uma empresa vão muito além de dancinhas ou trends bobinhas. É sobre mostrar o dia a dia da empresa, seus desafios, suas conquistas e na maioria das vezes expressar opiniões verdadeiras sobre produtos, gostos e tendências. Esse tipo de conteúdo é capaz de criar conexão, empatia e, claro, confiança. Quem melhor para falar da sua empresa do que um funcionário que está ali todos os dias? EGC é sobre transparência e credibilidade, afinal, de acordo com o estudo realizado pela Edelman, a confiança nas marcas é item cada vez mais importante para os consumidores. Para 79% dos brasileiros, hoje é mais importante conseguir confiar nas marcas de que compram ou usam do que era no passado.
E onde ficam os produtos? Bom, cada vez mais, o que você vende tem sido deixado em segundo plano. No TikTok, o foco são as pessoas, e não os produtos. É o verdadeiro conceito de rede social, embora a plataforma seja cada vez mais considerada uma rede de entretenimento. É importante enxergar esse canal como um espaço de construção de comunidade, e não mera aquisição de clientes.
Custo-benefício
Embora estejamos assistindo ao crescimento exponencial do marketing de influência, investir em influenciadores ainda pode ser caro para muitas empresas. Nesse cenário, o conteúdo criado dentro do próprio negócio, pela própria equipe, tem um excelente custo-benefício. Além disso, demanda menos esforços, é mais rápido e eficaz. Seus funcionários conhecem a sua brand persona, seu tom de voz, sabem quais são seus valores e entendem seu público-alvo. Tudo isso faz com que essa produção de conteúdo seja mais eficiente, já que elimina algumas tarefas, como criação de briefing, revisões etc.
Ambiente de trabalho saudável
Quando sua equipe entende que tem poder de voz no seu negócio e fica confortável em falar o que pensa, isso cria um ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor. Além disso, a criação de conteúdo interno pode ser um estímulo de crescimento para sua equipe e ainda funcionar como ferramenta de recrutamento para novos colaboradores que enxergarão o seu negócio como uma empresa transparente e crível.
Mas como fazer para estimular seus colaboradores a participarem desse movimento?
A primeira dica é: tenha uma política de proteção. Você estará expondo as pessoas a críticas que elas talvez não tenham necessariamente aceitado quando ingressaram no trabalho. Uma ótima maneira de atrair as pessoas é mostrar exemplos de conteúdo em que outros participaram e que tiveram um desempenho muito bom, além de destacar os comentários positivos dos espectadores e de sua comunidade.
A segunda dica é: não convide apenas aquele colaborador super descolado e confiante. Pessoas diferentes se conectam com funcionários e personalidades diferentes. Tente estimular a confiança de outros membros da equipe e encontre maneiras fáceis de eles se envolverem: faça imagens de grupos, por exemplo, envolva duas ou mais pessoas ao mesmo tempo. É mais fácil se soltar quando você não está sozinho na frente das câmeras.
Planeje os conteúdos, discuta ideias com sua equipe, pergunte aos seus colaboradores e aos seguidores o que eles gostariam de ver. A melhor resposta para as nossas dúvidas está sempre a um clique de distância. Invista em estratégias que mostrem o lado autêntico do seu negócio e os resultados virão.