- Serviços de assinaturas para receber os produtos em casa de forma automatizada, sem precisar fazer a compra manualmente. Só é preciso definir se os itens devem ser entregues semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente.
- Live commerce: apresentação dos produtos frescos preparando uma receita, e no mesmo vídeo vender todos os itens do preparo preenchendo automaticamente o carrinho de compras.
- IOT: equipamentos nas casas dos clientes que fazem a leitura dos itens descartados, para preencher o carrinho de compras automaticamente.
- WhatsApp: como canal de venda assistida, pois aqui o cliente pode falar com o vendedor e discutir qualquer questão relacionada ao pedido. Assim, aumenta o ticket e a satisfação do comprador, que também sente que está participando do processo de compra.
Fazer a feira online caiu no gosto dos brasileiros
Era questão de tempo para que o consumidor descobrisse a praticidade de “fazer a feira” ou “ir ao mercado” via internet, mas é fato que a pandemia acelerou o processo de adoção. O que estava previsto para acontecer em cinco anos, virou realidade em cinco meses. Pesquisa recente realizada pela Linx e a Mercadapp constatou um crescimento de 900% na compra de alimentos em plataformas digitais, liderados por frutas e hortaliças.
Não por acaso, muitas empresas embarcaram nesta tendência. Uma delas foi o iFood, que passou a oferecer a opção supermercado em seu aplicativo. Outra foi a LivUp, famosa pela venda de pratos congelados, que começou a disponibilizar itens de supermercado. E ainda posso citar a Shopper, que já era supermercado e passou a vender produtos frescos; ou a Americanas, que de olho na tendência, anunciou a compra do Hortifruti Natural da Terra. A empresa é um case de sucesso no setor sendo o supermercado com a maior penetração online em suas vendas. Eles também foram criativos na digitalização da geração 60+, que pode efetuar as compras pelo WhatsApp, tendo um contato direto com os shoppers para que a fruta ou o legume seja do jeito que ele desejar.
A intenção por trás da tendência é entrar no mercado de produtos frescos, que são comprados com maior frequência por terem um tempo de validade menor. E realmente as oportunidades abertas são enormes. Nesse cenário, diversos modelos criativos podem ganhar espaço: