O que é ESG?
O Financial Times Lexicon descreve o ESG como "um subconjunto de indicadores de desempenho não-financeiros que incluem questões sustentáveis, éticas e de governança corporativa, como o gerenciamento da emissão de carbono de uma empresa e a garantia de que haja sistemas para garantir a prestação de contas". Uma entrada na Wikipedia (que, deve-se dizer, não atende aos seus padrões de tonalidade) apontou que, "em menos de 20 anos, o movimento ESG cresceu de uma iniciativa de responsabilidade social corporativa lançada pelas Nações Unidas para um fenômeno global que representa mais de US$30 trilhões em ativos sob gestão". O ESG é considerado algo que uma empresa de capital aberto deve fazer para impressionar os investidores. As empresas de investimento - nunca querendo perder uma maneira de atrair dinheiro de investidores - agruparam empresas progressivamente sustentáveis em fundos. Daí a parte "ativos sob gestão". As empresas menores são atraídas para a ação porque as grandes empresas têm que transmitir suas práticas aos fornecedores. Se o seu parceiro de varejo for ativo e compatível com formas de operação consistentes com o ESG, você também deve ser ou corre o risco de ser descartado como fornecedor. Não é a ameaça que deve entrar em ação, é o benefício: buscar práticas que garantam um futuro sustentável e responsável leva a uma limpeza geral de suas operações e ajuda a preparar seus negócios para o futuro. Conforme observado em um artigo recente da McKinsey sobre o Bloomberg New Economy Forum (NEF), Alan Jope, CEO da Unilever, disse: "qualquer empresa que queira permanecer relevante no futuro deve pensar em comportamento sustentável". Do que exatamente estamos falando quando dizemos "comportamento sustentável"? Ele cobre amplamente duas áreas interligadas, de acordo com minha pesquisa: impacto climático e redução de resíduos. Começamos com as noções de carbono neutro, clima positivo e líquido zero, porque esses são conceitos de porta de entrada para um pensamento maior sobre como todos podemos fazer mais o bem.Ofuscação para a melhoria da humanidade
As definições são abundantes, mas algum grau de clareza e simplicidade é encontrado nelas, da consultoria de sustentabilidade alemã Plan A:- Carbono neutro significa que qualquer CO2 liberado na atmosfera pelas atividades de uma empresa é equilibrado por uma quantidade equivalente sendo removida.
- Clima positivo significa que a atividade vai além de alcançar emissões líquidas de carbono zero para criar um benefício ambiental, removendo dióxido de carbono adicional da atmosfera.
- Emissões líquido zero equilibram toda a quantidade de gases de efeito estufa (GEE) liberada e a quantidade removida da atmosfera.