O setor automotivo sofreu inúmeras mudanças ao longo dos últimos 10 anos. Antigamente, quantos de nós íamos ou ouvíamos nossos pais falarem assim:
- O carro quebrou !!!
- Deixei lá na mecânica do zé mais tarde vou buscar...
O mecânico mais tarde chegava com uma listagem de peças automotivas que jamais saberíamos dizer o nome e às vezes uma conta razoável — outras vezes uma conta salgada — que nos fazia imaginar se realmente aquele produto precisava ser trocado ou se ao menos poderíamos tentar comprar no mercado a um preço mais acessível.
Mudanças no mercado
Hoje, com a inovação, a necessidade e a competitividade, gerou-se uma grande oferta de produto com suas diversas qualidades e preços. Dessa forma, esse mercado foi se adequando. Como consequência, as empresas começaram a publicar mais conteúdos referentes a diversos produtos no ramo automotivo.
A partir disso, o consumidor passou a buscar cada vez mais por preços e qualidade do produto e foi-se a época em que deixávamos um veículo na oficina sem pedir um orçamento.
Além disso, o alto custo de reparação nos últimos anos fez com que o consumidor repensasse seus gastos. Hoje, ao receber um orçamento, o consumidor vai em busca dos vários meios de compra, seja online, call-center, loja física e algumas informações tornaram-se imprescindíveis:
- Informação da peça (Titulo);
- Código;
- Medida;
- Marca;
- Cor.
São inúmeros atributos que são exigidos na hora da compra de um determinado produto automotivo, mas que, se localizado com êxito, além de diminuir o custo desse produto em quase 50% gera uma segurança e tranquilidade em uma futura compra. Principalmente se a experiência gerou uma expectativa excelente em um primeiro momento.
As mudanças no mercado automotivo também estão ensinando o consumidor a comprar. Seja nos marketplaces, lojas virtuais ou nas lojas físicas,
pois existe inovação no setor e facilidade para aquisição de produtos e isso é fundamental para ter sucesso nas vendas nos dias de hoje.
Nesse novo mercado ,seja a empresa de grande ou pequeno porte, é fundamental estar muito bem estruturada em seus departamentos onde a informação deve fluir com maior velocidade, e seus gestores devem analisar alguns fatores importantíssimos:
- Sistema operacional;
- Analise de mercado;
- Logística;
- Atendimento a clientes;
- Pós vendas.
Formular uma estratégia
Analisar os produtos que a empresa está ofertando no mercado e se estão compatíveis em relação a qualidade e precificação é vital para qualquer negócio você já se perguntou:
- Nosso produto tem uma excelente qualidade, mas será que sua precificação está condizente com que o mercado veem ofertando?
- Será que não preciso repensar as minhas compras?
- Dessa forma podemos pensar que estamos fora do mercado e estamos fadados a fechar?
Tudo depende da estratégia que será tomada e da forma que deseja chegar ao seu cliente final. Neste mercado, os custos são fatores totalmente relevantes, mas vale criar atributos inovadores e facilitar a chegada dos cientes até os seus produtos e, assim, vender com margens saudáveis e sustentáveis.
Nem sempre sair na frente da concorrência é uma atitude inteligente, pois, às vezes, uma análise muito inteligente é criar algo que diferencie seus produtos dos seu concorrentes, de maneira mais eficaz. Lembre-se também da qualidade do atendimento:
- Entender como os clientes estão buscando os produtos no mercado, com quais títulos e palavras chaves;
- Entender o grau de necessidade de um determinado produto e
criar logísticas diferentes para o recebimento do produto;
- Utilizar o meio online para trazer o cliente para sua filial ou loja física com a geolocalização em referência a busca de tendências da região
São inúmeros fatores e tecnologias que podemos utilizar para ter sucesso na concretização de uma única venda. Daqui algum tempo, vamos digitar a placa dos veículos e teremos todos os produtos de diversas marcas com diversas precificações para escolher. Isso tudo com a com a segurança de estar comprando os produtos corretos. Por isso, especializem-se e inovem-se.