Do WhatsApp ao TikTok: ferramentas para oferecer experiência ao cliente
No último ano, por conta da pandemia, o e-commerce se consolidou como um canal estratégico essencial para as vendas. Nesse cenário, porém, um dos meios mais utilizados pelo varejo foi o WhatsApp, seja por seu custo zero, pela praticidade ou por conta da mudança de comportamento do consumidor.
Segundo o levantamento CX Trends 2021, 50% dos consumidores já realizaram pelo menos uma compra via aplicativo de conversas, e outros 24% ainda pretendem fazer neste ano. Mas sua loja está preparada para oferecer a experiência que as pessoas esperam?
Segundo a mesma pesquisa, que ouviu 1.014 representantes de empresas do segmento de varejo, serviços, educação, saúde, infraestrutura, tecnologia e finanças, 76% dos participantes acreditam oferecer uma boa experiência para os seus clientes. Porém, apenas 49% dos consumidores têm uma percepção positiva das experiências que vivenciam com as marcas de uma forma geral.
Oferecer o melhor preço não é mais essencial, você precisa entregar qualidade no produto e dar um suporte ágil ao cliente. As redes sociais devem auxiliar nesse quesito. O Instagram, por exemplo, segue o mesmo caminho do WhatsApp. A partir da inclusão do botão de compras no app, as marcas passaram a utilizá-lo ainda mais como canal de comunicação e vendas. Além da inclusão de redes novas como o TikTok, que recentemente anunciou uma parceria com plataforma de vendas Shopify.
Porém, você precisa conhecer seu público para entender qual o melhor canal para contato e vendas. Por exemplo, a maioria das pessoas que está acessando uma rede social não busca ativamente produtos e serviços. O contrário é observado no Google, onde as pessoas majoritariamente utilizam o canal para procurar produtos, serviços e informações.