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Dia dos Namorados traz novas possibilidades para o e-commerce

Por: André Dylewski

Diretor de Desenvolvimento de Negócios da RTB House na América Latina. Formado em Engenharia Elétrica, com MBA em Gestão de Negócios e mestrado em Tecnologia da Informação.

Segundo dados da consultoria Neotrust, o Dia dos Namorados de 2022 foi animador para o e-commerce brasileiro, com faturamento chegando a R$ 6,5 bilhões. Além disso, o número de pedidos online cresceu 9,8%, chegando a 15,4 milhões de compras digitais. A expectativa para este ano é de resultados ainda mais expressivos.

De acordo com outra pesquisa, feita pela PiniOn para a Globo, 88% dos casais pretendem comemorar a data em 2023, e 85% planejam presentear o parceiro. Ao analisar a preferência dos consumidores pelos canais de compra, a mesma pesquisa mostra que os meios digitais serão os que terão maior crescimento em relação ao ano passado. Em 2022, 14% dos participantes do estudo compraram online seus presentes para a data, número que será de 19% neste ano. Quando são analisados apenas os marketplaces, a diferença é ainda maior – de 15% para 23%.

Para datas comemorativas, as marcas devem levar em conta o uso de tecnologias assertivas e pensar bem na divisão de estratégias de awareness e performance.

Os dados da Neotrust sobre o Dia dos Namorados e do restante do segundo trimestre de 2022 mostraram uma estabilização do e-commerce no Brasil, mesmo em um panorama com muitos desafios. No mesmo período de 2021, a pandemia de Covid-19 fazia com que muitos consumidores optassem pelo e-commerce, enquanto que, no primeiro semestre de 2022, houve o impacto negativo dos efeitos globais da guerra na Ucrânia. Mesmo assim, o número de pedidos seguia em alta de acordo com a pesquisa. O consumidor brasileiro havia tomado gosto pelo comércio eletrônico e continuava a comprar pelos canais online.

Dados da pesquisa realizada pela RTB House “LATAM Marketing Outlook”, divulgada no início do ano, fazem uma análise similar do cenário do mercado digital no Brasil e região. Ela aponta que, na região das Américas como um todo, o crescimento em publicidade neste ano deverá se manter em torno de 3,7%, acompanhando o ritmo de crescimento global. No Brasil, a receita dos varejistas que atuam no e-commerce deverá saltar para US$ 59 bilhões em 2023, com expectativa de alcançar os US$ 86 bilhões em 2025.

Escolher a tecnologia correta é crucial para aproveitar as oportunidades do período

Esses dados apontam que, em um cenário de incertezas econômicas permeado por uma mistura de otimismo e cautela, a publicidade digital continua a ser um dos setores de atividade mais promissores, mesmo com o fim das restrições ao comércio de lojas físicas impostas pela pandemia de Covid-19. Entre os motivos estão a expansão da cobertura da internet e o aumento do uso de dispositivos móveis na região. E nesse quadro, composto por vários players, o uso de tecnologia “estado da arte” é observado como um dos principais diferenciais competitivos.

Soluções de IA baseadas em deep learning, por exemplo, podem garantir que ações de retargeting sejam realizadas com maior precisão e eficiência. A lógica é simples: quanto mais acurado o algoritmo, maiores as chances de o anúncio ser exibido no local e no momento mais propício para a conversão. A pesquisa da RTB House revelou, por exemplo, que campanhas de retargeting baseadas 100% em algoritmos de deep learning são até 50% mais eficientes nas tomadas de decisão do que aquelas realizadas com machine learning convencional.

Outro ponto que deve ser destacado é que as marcas que quiserem ter sucesso no Dia dos Namorados e em outras outras datas importantes para o e-commerce devem prestar atenção ao equilíbrio entre campanhas de performance e de awareness. Se o site estiver com baixo volume de visitas, por exemplo, o mais importante é investir em branding ou em campanhas de consideração para gerar tráfego. Mas se o site já estiver com indicadores de acesso elevados, mais investimentos podem ser direcionados para performance.

Em conclusão, as marcas devem levar em conta o uso de tecnologias assertivas e pensar bem na divisão de estratégias de awareness e performance. Assim, poderão ter e prosseguir com uma relação estável com seus consumidores no Dia dos Namorados e em outras datas significativas para o e-commerce ao longo do ano.