Pouco de fala dos efeitos da digitalização nas relações B2B, onde o e-commerce tem crescido com desafios e oportunidades para o mercado.[/caption]
E é um mercado que deve se manter em crescimento. Outra pesquisa, a Future of Sales, realizado pelo Gartner, aponta que em 2025 80% das interações de vendas B2B serão feitas via canais digitais, impulsionadas, inclusive, pela mudança dos hábitos do consumidor que, ao assumir posições de tomada de decisão, vai priorizar a compra digital. O potencial é grande, mas traz com ele uma série de desafios.
Os desafios do comércio digital B2B
O comércio está profundamente ligado ao comércio B2C. Há tempos, temos ouvido falar das mudanças nos hábitos do consumidor, no crescimento das vendas no varejo online e na entrada de mais e mais players nesse mercado. No entanto, pouco se fala dos efeitos da digitalização também nas relações B2B, onde o comércio eletrônico também tem crescido, trazendo novos desafios e oportunidades para o mercado.
É comum imaginarmos as transações entre empresas sendo realizadas a partir de contatos presenciais, mas até esse modelo vem sendo transformado pela tecnologia, com muitas empresas criando novas oportunidades no mercado digital. Tanto é assim que um estudo realizado pela Statista apontou que o mercado global de comércio eletrônico B2B chegou, em 2020, a US$ 14,9 trilhões, o que na época era cinco vezes mais do que o volume movimentado no mercado B2C.
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Pouco de fala dos efeitos da digitalização nas relações B2B, onde o e-commerce tem crescido com desafios e oportunidades para o mercado.[/caption]
E é um mercado que deve se manter em crescimento. Outra pesquisa, a Future of Sales, realizado pelo Gartner, aponta que em 2025 80% das interações de vendas B2B serão feitas via canais digitais, impulsionadas, inclusive, pela mudança dos hábitos do consumidor que, ao assumir posições de tomada de decisão, vai priorizar a compra digital. O potencial é grande, mas traz com ele uma série de desafios.
Pouco de fala dos efeitos da digitalização nas relações B2B, onde o e-commerce tem crescido com desafios e oportunidades para o mercado.[/caption]
E é um mercado que deve se manter em crescimento. Outra pesquisa, a Future of Sales, realizado pelo Gartner, aponta que em 2025 80% das interações de vendas B2B serão feitas via canais digitais, impulsionadas, inclusive, pela mudança dos hábitos do consumidor que, ao assumir posições de tomada de decisão, vai priorizar a compra digital. O potencial é grande, mas traz com ele uma série de desafios.