Se você está precisando dar um up nas suas vendas online, você veio ao lugar certo. De acordo com a pesquisa Total Retail 2016, da PwC, a quantidade de brasileiros que tem o hábito de fazer compras online já ultrapassou os que fazem compras em lojas físicas. E além disso, 96% (isso mesmo, quase todos os brasileiros) já adquiriram produtos em sites. E não para por ai, em outubro de 2016 o Google divulgou uma pesquisa que mostra que o comércio eletrônico deve dobrar seu faturamento até 2021. Mas afinal, o que fazer para aumentar as vendas online?
Dê um upgrade no seu site
Se você não tem um site está na hora de correr atrás do prejuízo e começar um o quanto antes. Se você já tem é muito importante se preocupar com a navegação do usuário, pois é muito difícil que o cliente volte e muito menos recomende um site em que ele teve dificuldades na navegação.
Deixe as informações claras e fáceis para o usuário acessar, torne seu site responsivo e melhore a exibição de seus produtos deixando tudo que ele precisa saber para efetuar uma compra bem exposto.
Além disso, uma boa loja online tem fotos dos seus produtos com legendas explicativas, além de promoções chamativas, tanto para chamar a atenção de quem só está olhando quanto para chamar a atenção de quem foi comprar outro produto.
E por fim, sempre deixe um meio de comunicação disponível para o cliente entrar em contato com você.
Aumente o tráfego e gere mais leads
Após dar um up no seu site é necessário aumentar o tráfego nele e consequentemente gerar mais leads. Para aumentar a quantidade de visitas existem algumas opções, é possível investir em Google Adwords, Facebook Ads ou Linkedin Ads para atrair mais visitantes, fazer uma campanha que direcione o cliente para seu site é uma ótima opção. Outra opção é oferecer algum conteúdo de valor para seu cliente em troca de seus dados, como um e-book ou um blog com dicas, divulgue esse material e faça com que o cliente precise baixá-lo.
Sei o quão importante também são as datas sazonais para o seu negócio, principalmente para o comércio eletrônico, então aproveite essas datas para reduzir seus estoques, aumentar o giro de produtos e garantir maior receita para suprir meses com vendas menores.
Separei para você algumas dicas para aumentar o engajamento dos clientes e as vendas na sua loja durante os períodos sazonais:
- Use uma linguagem ideal e que chame a atenção do seu consumidor, talvez eles estejam procurando por uma linguagem informal e que traga todas as informações que ele precise para realizar a compra;
- Coloque as datas comemorativas em destaque, assim aumentará a taxa de clique da sua publicação;
- Utilize uma comunicação emocional, resgatando lembranças de algum momento da vida do comprador e fazendo com que ele adquira seu produto;
- Use emojis nas suas publicações, eles tornam a comunicação mais descontraída, causando identificação com o público alvo;
- Incentive seu público com ofertas atrativas, todo mundo gosta de sentir que será beneficiado de alguma forma e nem sempre isso envolve só o desconto sobre o valor do produto;
- Disponha-se para sanar as dúvidas dos seus clientes em relação ao seu produto;
- Envie promoções especiais
Essas dicas simples podem ser fundamentais para aumentar as vendas online. Aplique e me conte.