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Copywriting para anúncios no e-commerce: como criar mensagens que convertem

Por: Marjory Lima

Assistente de Conteúdo na Uappi

Publicitária com experiência como analista de marketing e produção de conteúdos para empresas de diversos nichos. Atualmente, é assistente de conteúdo com foco em copywriting na Uappi, responsável pela criação de textos estratégicos e comunicações relevantes que fortalecem a presença da marca e impulsionam resultados.

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No universo do e-commerce, investir em tráfego pago é uma das estratégias mais utilizadas para atrair novos clientes e aumentar o faturamento. Porém, muitas marcas cometem o erro de achar que apenas configurar uma campanha e segmentar bem o público é o suficiente.

Mãos no teclado de um laptop.
Imagem: Reprodução.

A verdade é que, sem uma mensagem persuasiva, um anúncio não vende. É aqui que o copywriting se torna essencial, já que lida, acima de tudo, com informação.

O que é copywriting?

Copywriting é uma técnica de escrever textos persuasivos para motivar o leitor a realizar uma ação. Persuasão é o ato de convencer outra pessoa, ou um grupo delas, sobre alguma coisa. Logo, a mensagem tem como principal objetivo convencer o público-alvo de algo, seja comprar um produto, um serviço ou mesmo uma ideia.

No contexto de anúncios, é o texto responsável por capturar a atenção do usuário rapidamente, despertar o interesse e o desejo pelo produto e incentivar o clique e a conversão. Hoje, com o grande aumento das mídias digitais, a atenção do consumidor é um recurso cada vez mais raro.

Portanto, saber quem é seu público, o tom e o modo de falar, impactar e criar conexão são alguns fatores que precisam ser levados em consideração para ser ainda mais estratégico e chamar a atenção do consumidor.

Gatilhos mentais e como utilizá-los

O bom copywriting se apoia em gatilhos mentais – atalhos que o cérebro usa para tomar decisões mais rapidamente. Alguns dos mais eficazes para anúncios são:

– reciprocidade: quando se oferece algo de valor antes de pedir. Exemplo: “Baixe nosso e-book gratuito e descubra como aumentar suas vendas.”;
– prova social: mostra o que outras pessoas já usaram e aprovaram. Exemplo: “Mais de 10.000 clientes satisfeitos.”;
– escassez: criar um senso urgência. Exemplo: “Últimas 5 vagas disponíveis.”;
– urgência: diferentemente da escassez, ela incentiva a ação imediata. Exemplo: “Promoção válida apenas até amanhã.”;
– autoridade: usa referências de especialistas para dar mais relevância ao conteúdo. Exemplo: “Método recomendado por economistas do MIT.”

Os gatilhos mentais, quando bem aplicados, facilitam o processo e ajudam o lead a tomar decisões mais rápidas e confiantes.

Técnicas para criar mensagens que convertem

O copywriting é a ponte entre o clique e a conversão. Quanto melhor essa ponte for construída, mais vendas o seu e-commerce vai gerar. Em seu livro “Transformando palavras em dinheiro”, Ícaro de Carvalho cita 42 lições sobre o copywriting. Aqui vão algumas lições que arrisco dizer serem as mais importantes para facilitar esse processo de conversão:

Foque nos títulos

David Ogilvy, o “pai da propaganda”, dizia que: “Títulos são iscas para curiosos. Use-os para capturar leitores que estejam procurando um produto semelhante ao que você esteja anunciando”.

Ao construir bons títulos, o seu texto passa a ser mais eficaz, funcionando como várias iscas ao mesmo tempo, brilhando aos olhos dos consumidores.

Palavras difíceis não conferem autoridade a ninguém

Se você atira o seu leitor em uma leitura árida e incompreensível, a primeira coisa que ele fará será desistir daquilo que está sendo comunicado. Aqui vai um checklist do que fazer:

– corte as palavras compridas e complexas;
– simplifique os raciocínios;
– estabeleça sentenças com oito a dez palavras;
– parágrafos com três ou quatro linhas no máximo.

Conteúdo é importante

O que convence o consumidor é o seu conteúdo, e não a estrutura do anúncio. Isso porque, em um mercado cada vez mais saturado de informações e estímulos visuais, o que realmente se destaca é um conteúdo autêntico, relevante e que gera conexão emocional.

A estrutura pode atrair o olhar por alguns segundos, mas é o conteúdo que sustenta o interesse e influencia a decisão de compra.

Fale diretamente com o seu lead

A sua comunicação deve tocar o coração e a mente de cada lead de maneira individualizada. Isso vai romper a barreira da distância entre você e seu possível cliente, reduzir o custo de conversão e aumentar as chances de venda.

Para concluir, a persuasão é um jogo que envolve narrativa, insistência, alteração de estados mentais e de sentimentos. Todo o processo de criar mensagens com foco em conversão requerem que você seja direto, transparente e humano.

Observe, aprenda com seu lead, traga as dificuldades dele, mas trate-as como mola propulsora para as soluções que você está oferecendo. Após isso, você dará exatamente o que ele quer receber de você e, consequentemente, o seu negócio terá resultados ainda mais satisfatórios.