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Como usar gatilhos mentais em campanhas de frete promocional

Por: Thiago Rocha Soares

Redator especialista em e-commerce e pós-graduado em Marketing, tem como propósito ajudar lojistas de todos os tamanhos, do micro ao grande, a vender pela internet. Para isso, atua na equipe de produção de conteúdo do Melhor Envio, plataforma digital que está revolucionando o acesso a fretes para lojistas de todo o país.

Sem dúvidas, o fator custo de frete, que algumas vezes pode ser mais caro do que o próprio produto, é um dos maiores desafios enfrentados por lojistas virtuais. Para você ter ideia, uma pesquisa realizada pelo principal site de reclamações do país revelou que 63,9% dos entrevistados abandonam com frequência carrinhos de compras na Internet devido ao valor cobrado pelo envio.

Uma solução para contornar esse problema são as campanhas de frete promocional, como as de frete grátis ou frete fixo. Esse tipo de ação por si só é um forte argumento de compra capaz de turbinar vendas ou até fazer com que o seu negócio atinja novos públicos.

Contudo, para que essa condição especial se traduza, de fato, em aumento de vendas, é preciso aplicar estratégias de marketing combinadas a essa campanha, como os gatilhos mentais.

Gatilhos Mentais são estímulos que ajudam as pessoas a tomarem decisões rápidas. Eles são usados como técnica de vendas desde o começo da propaganda e, quando aplicados da maneira correta, podem ser a diferença entre uma compra concluída ou uma oportunidade de venda perdida.

Neste artigo, vamos revelar os principais gatilhos mentais de conversão a serem usados na hora de trabalhar a sua campanha de frete promocional e como aplicá-los da melhor forma no seu e-commerce. Veja mais a seguir!

Os principais gatilhos mentais para campanhas de frete promocional

Gatilho mental da referência

Como dissemos, uma das maiores desvantagens competitivas para quem vende na Internet é o valor do frete. Uma boa forma de contornar essa barreira é através do gatilho mental da referência.

Essa estratégia parte do princípio de que os seres humanos possuem o padrão de comparar ou procurar um parâmetro que ajude na escolha de algo. No e-commerce, esse tipo de gatilho mental é muito utilizado em apresentações de descontos, ao mostrar o valor antigo em comparação ao valor atual mais barato.

O gatilho de referência também é um forte aliado em campanhas promocionais de frete grátis. Geralmente, um item que custa, por exemplo, R$ 20,00 com custo de envio de R$ 3,00 vende menos que um produto de “R$ 23,00” seguido das palavrinhas mágicas: frete grátis.

Por mais que o valor final seja o mesmo, o sentimento de não estar pagando por algo, em comparação com a condição normal onde o frete seria cobrado à parte, faz com que o comprador se sinta mais propenso a aceitar a oferta. Lembre-se disso!

Gatilho mental da escassez

Já o gatilho mental da escassez trabalha em cima do comportamento inconsciente de que algo raro ou limitado tende a ser valioso. Esse é um argumento muito trabalhado em setores como venda de obras de artes e também em lançamentos de edições limitadas de marcas famosas.

No e-commerce, esse gatilho de vendas pode, e deve, ser utilizado como forma de acelerar o processo de decisão de compra. Ao trabalhar com essa estratégia, é importante deixar claro para o cliente que as unidades do produto em que ele tem interesse são limitadas em seu estoque e que o item não vai estar ali o tempo todo disponível para compra. Uma forma comum de aplicação desse gatilho é quando algumas lojas indicam o número de itens ainda restam ao lado do botão de compra.

Esse também é um argumento poderoso na hora de executar campanhas de frete promocional. Uma forma de colocar essa técnica em prática é oferecendo frete especial apenas para um número limitado de produtos do seu site.

Além de aumentar as chances de uma conversão rápida, essa é uma forma prática de se desfazer de itens encalhados no estoque. Só tome cuidado para não banalizar esse gatilho. Caso o seu cliente entre em outro momento no seu site e a condição especial esteja sempre lá, esse gatilho deixará de fazer efeito.

Gatilho mental da urgência

Agora vamos falar de um “irmão” do caso anterior. O gatilho mental da urgência, que muitas vezes é utilizado combinado com o argumento de escassez. Sendo que a principal diferença entre eles é o fato de o gatilho de urgência estar diretamente relacionado ao tempo.

Assim como existe um limite para o tamanho do seu estoque, o tempo também é limitado. No entanto, diferentemente dos produtos do catálogo da sua loja virtual, que podem ser repostos em algum momento, o tempo não volta. E é a partir desse princípio que você deve trabalhar esse gatilho mental de vendas no seu e-commerce.

Uma forma prática de aplicar essa estratégia em campanhas de frete promocional é oferecendo envio grátis ou frete fixo dentro de um período de tempo determinado. E, nesse momento, quanto menor a duração da campanha, maior o sentimento de urgência.

O ideal é que essa janela de tempo não seja muito longa, sendo a duração de algumas horas ou, no máximo, um final de semana os períodos mais indicados.

E aí, gostou?! Seguindo essas dicas simples, suas promoções focadas em condições especiais de frete terão tudo para alcançar os melhores resultados e impulsionar o número de pedidos durante a ação promocional. Boas vendas!

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