Horário eleitoral é muito importante para sabermos qual a proposta de cada político e todos nós deveríamos acompanhar para conhecer melhor o nosso candidato, mas quantas pessoas você conhece que acompanha esse programa na televisão?
O que essas pessoas fazem nesse horário se não estão acompanhando o horário eleitoral?
Essas são dúvidas que venho me perguntando desde as eleições de 2010, quando percebi que o site em que trabalhava aumentava consideravelmente o número de acessos no horário eleitoral.
Comecei a reparar que as empresas de internet não aproveitam esse momento para tentar se comunicar com o consumidor e então resolvi fazer uma pesquisa para mostrar alguns dados que eu já desconfiava.
A pesquisa foi realizada com uma base de consumidores ativos e usuários de internet, apesar de ter uma amostragem baixa é possível extrair algumas informações importantes que poucos gestores devem conhecer. Foram realizadas apenas três perguntas:
- Com qual frequência você assiste o horário eleitoral na televisão?
- Nos dias que não assiste o horário eleitoral, o que costuma fazer para substituir a televisão nesse horário?
- Você gostaria de receber promoções especiais nesse horário para aproveitar esse momento e fazer compras na internet?
Para a primeira pergunta foram colocadas como opções de respostas: Nunca; 1 ou 2 vezes por semana; 3 ou 4 vezes por semana; todos os dias.
62% dos internautas responderam que nunca assistem ao horário eleitoral e 31% assistem de 1 a 2 vezes por semana. Uma minoria de 7% acompanha regularmente o horário eleitoral.

Para a segunda pergunta teve como opção de resposta: Acesso o meu facebook ou rede social preferida; Confiro meus e-mails; Leio as notícias no meu portal favorito; Faço todas as opções acima; Aproveito para fazer outra coisa e não acesso a internet.
Na amostragem, 5% respondeu que acessa apenas o Facebook, outros 5% respondeu que prefere ler notícias no seu portal favorito, 2% acessa seus e-mails, já 43% das pessoas responderam que fazem todas as opções anteriores, enquanto 47% prefere não acessar a internet.

Na terceira e última pergunta foram dadas as opções de sim ou não e 31% respondeu que gostaria de receber promoções para aproveitar esse momento e fazer compras pela internet.

Diante dessa amostragem, por que não tentar uma pequena mudança de estratégia nessa época do ano para aumentar as nossas vendas?
Como no e-commerce é tudo questão de criatividade e não existe um livro de receitas passo-a-passo sobre como ter sucesso, cada um pode reagir de forma diferente e algumas pequenas mudanças podem aumentar as suas vendas.
Como no horário eleitoral as pessoas estão acessando mais a internet e buscando algo interessante para passar o tempo, podemos, por exemplo, mudar nossa estratégia de disparo de e-mails para alguns minutos antes do início da propaganda eleitoral, com isso o seu e-mail marketing vai aparecer no topo da caixa de entrada do consumidor no momento em que ele está procurando algo interessante para fazer e provavelmente vai aumentar a taxa de interação. O envio do e-mail é apenas uma dica para chamar o consumidor para o seu site no momento em que ele está mais disposto a passar alguns minutos no seu e-commerce.
Não perca tempo! As eleições estão aí e ainda ha tempo de aproveitar esse período para aumentar os seus ganhos.