Instabilidades ou demoras de carregamento em um site podem comprometer a experiência de compra dos clientes e fazer com que eles desistam de uma compra, mas já pensou passar por isso durante a Black Friday?
De acordo com a empresa de monitoria Sofist, só nas 12 primeiras horas da Black Friday do ano passado, esses problemas renderam um prejuízo de R$ 8,1 milhões ao comércio eletrônico.
Os esforços de marketing e vendas podem ser perdidos caso algo assim aconteça no seu e-commerce. Então, para evitar esse tipo de problema, é imprescindível redobrar os cuidados com a infraestrutura do seu site.
Se você é empreendedor virtual de primeira viagem ou ainda não identificou onde errou na Black Friday passada, confira a seguir um checklist completo para preparar o seu negócio.
Trabalhe com redundância de serviços
Para um site se manter em funcionamento, há uma série de serviços que atuam no backoffice, como a plataforma de e-commerce, o servidor, o ERP, os meios de pagamento, entre outros.
Se uma dessas tecnologias cai, todo o funcionamento do site fica comprometido. Por isso, um dos principais pontos de atenção para a Black Friday, que é uma data conhecida por movimentar o mundo digital, é trabalhar com a redundância.
Em linhas gerais, a redundância consiste em ter cópias de elementos que sejam essenciais para o funcionamento da infraestrutura de um negócio. Por exemplo, o ERP de um e-commerce é um serviço essencial – e possibilita fazer constantemente o backup de suas informações na nuvem, garantindo a segurança de dados do seu histórico.
Já no caso de um antifraude, se ele deixa de funcionar enquanto as compras estão sendo feitas, toda a operação pode deixar de funcionar ou deixar de funcionar com segurança.
Dessa forma, parte do plano de contingência para a ocasião é contar com um “serviço reserva”, ou seja, provedores secundários de infraestruturas e serviços que estejam prontos para entrar em ação em caso de instabilidades no primeiro player.
Faça testes de carga
Disponibilidade 24 horas por dia durante os sete dias da semana é uma premissa básica para quem vende online. Afinal, o consumidor pode optar por fazer suas compras a qualquer hora do dia.
Em época de promoções, o cenário mais comum é ter muitos usuários acessando o site ao mesmo tempo.
Por isso, os testes de carga e estresse são tão importantes. Eles permitem identificar a capacidade operacional de um site ao receber uma quantidade crescente de usuários simultaneamente, verificando, portanto, se há infraestrutura suficiente para absorver picos de acessos em sazonalidades.
Essa informação é essencial para uma tomada de decisão estratégica, permitindo identificar gargalos para redirecionar investimentos.
Depois dos testes, dimensione recursos
Caso a sua Black Friday seja um sucesso absoluto e, com isso, o seu site receba ainda mais acesos do que foi previsto, é preciso estar preparado.
O dimensionamento de infraestrutura junto ao provedor atua justamente aí. Seu objetivo é prover recursos necessários caso haja uma rápida expansão em números de acessos, liberando espaço no provedor para esse crescimento em tempo hábil.
Trabalhe a gestão de capacidade
Entre o teste de carga e a necessidade de expandir seu espaço no provedor de maneira abrupta, é preciso verificar previamente a disponibilidade de recursos no seu provedor de infraestrutura. Esse procedimento garante que o seu cliente não terá que lidar com indisponibilidades e, consequentemente, não compromete as suas vendas.
Gerir a capacidade, portanto, consiste em entender os números obtidos nos testes de carga e já provisionar o que for necessário para evitar correria e prejuízo no dia da Black Friday.
Segurança de dados
Já é comprovado o quanto ataques cibernéticos e golpes de engenharia social aumentam na Black Friday. Isso porque os oportunistas embarcam nas emoções das promoções para iludir clientes em busca de ofertas especiais e mascarar suas ações no meio de centenas de compras recebidas pelos lojistas.
Por isso, é preciso ter atenção redobrada quando o assunto é segurança. Proteja os dados do seu site com criptografia via certificação SSL. Utilize também soluções de segurança digital como o Web Application Firewall (WAF). Essa ferramenta filtra, monitora e bloqueia requisições que possam causar problemas no site ou com dados de clientes.
Além disso, tenha parceiros de negócios seguros. Nesse sentido, é essencial contar com um bom antifraude e um meio de pagamento que trabalhe com criptografia de dados e padrão de segurança PCI DSS.
É importante ainda orientar e alertar o seu cliente final sobre os canais de comunicação e os tipos de dados pedidos pelo seu negócio. Oriente-o para evitar que ele caia em golpes de engenharia social, por exemplo, clicando em links suspeitos ou passando dados para oportunistas que podem se passar pelo seu negócio para roubar informações e acessos dos usuários.
Tempo de carregamento
De acordo com o Google, mais do que dois segundos de tempo de carregamento são suficientes para um usuário desistir de navegar por um site. Ou seja, tudo precisa funcionar quase que instantaneamente. Afinal, quem compra online quer comodidade e agilidade.
Então, é preciso avaliar se todas as extensões utilizadas no seu e-commerce são necessárias, se as imagens estão redimensionadas no tamanho certo ou se existe alguma requisição a um serviço externo que possa estar onerando o seu fluxo de compras.
Plano de ação para incidentes
Mesmo com toda essa preparação, sabemos que imprevistos acontecem. Por isso, também é importante ter os planos de recuperação de incidentes pré-estabelecidos. Assim, caso aconteça algum problema, você vai saber exatamente como atuar e restabelecer o serviço o mais rápido possível.
Você pode, por exemplo, fazer um treinamento com a sua equipe sobre como atuar caso algum componente fique fora do ar.
Black Friday 2022: o que vem por aí?
A Black Friday 2022 acontece no dia 26 de novembro, e as expectativas já estão altas para a ocasião. A intenção de compra está em 50%, valor 3% maior do que no ano passado. Na classe A, o número sobe para 65%. Os dados são da pesquisa da Behup encomendada pela Globo.
Sabendo que metade da população brasileira vai aproveitar a ocasião para comprar, é preciso preparar o seu site e as suas promoções para receber bem os clientes e garantir as boas vendas. Se quer saber mais sobre o que esperar da ocasião, leia também o artigo “Black Friday 2022: oito tendências e pontos de atenção para vender mais”.