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Como o cálculo de frete ajuda a evitar o abandono de carrinho no e-commerce?

Por: Paulo Henrique Dias

Jornalista, pós-graduando em marketing e apaixonado por comunicação. Produtor de conteúdo no Melhor Envio, plataforma digital que está revolucionando o acesso a fretes para <nowrap>e-commerce</nowrap>s de todo o país.

O Brasil apresenta uma das maiores taxas de abandono de carrinho do mundo! Em 2020, essa porcentagem chegou a 71% das tratativas realizadas no e-commerce. Ou seja, a cada dez usuários que colocam produtos no carrinho, menos de três concluem a compra.

Um dado interessante apontado pelo Ibope E-commerce aponta que, para 41% desses consumidores, o preço do frete é o principal motivo que leva à desistência. A falta de transparência na cotação, a pouca variedade de opções de entrega e o fato de o custo do envio ser mais elevado que o preço do produto estão entre as explicações para esse fenômeno.

Sendo assim, exibir o cálculo de frete na sua loja online e oferecer opções de entrega aos clientes são ações fundamentais para ajudar a reduzir essa taxa de abandono de carrinho. A seguir, nos aprofundaremos no assunto!

Seja claro sobre o cálculo de frete na sua loja virtual

À primeira vista, muitos lojistas podem pensar que esconder o cálculo de frete até o último passo antes da consolidação da venda pode ajudar a reter clientes e desencorajar o abandono de carrinho. No entanto, essa prática costuma gerar justamente o efeito contrário.

Ao calcular frete e perceber que as condições de envio não são favoráveis, o consumidor pode se sentir traído. E então, ele não só tende a abandonar o carrinho como também pode ficar com uma percepção ruim da sua loja virtual.

Para evitar que isso aconteça, sempre ofereça ao cliente a opção do cálculo de frete antes mesmo de ele colocar o produto no carrinho. Mesmo que ele não finalize a compra, pelo menos saberá desde o começo quais são as “regras do jogo”, por assim dizer.

Sendo assim, se você quer diminuir a taxa de abandono de carrinho, há muitas ações que podem ser executadas envolvendo o frete. Mas escondê-lo não é uma delas. Quais ações são essas? Confira!

Calcular frete com mais de uma transportadora

Existem muitas transportadoras para e-commerce atuando no mercado brasileiro e cada uma delas pode ser vantajosa para determinada região ou modalidade de entrega. É importante que o lojista não se prenda a apenas uma empresa de transporte e esteja sempre analisando o mercado.

Atualmente, há plataformas de cotação e compra de fretes para e-commerce que automatizam e simplificam esse processo de pesquisa, permitindo que o lojista analise os custos dos envios de maneira muito rápida e prática.

Coloque a decisão do cálculo de frete nas mãos do cliente

Além de permitir que o lojista faça a cotação de frete com diversas transportadoras, as plataformas de frete oferecem integração com marketplaces e plataformas de e-commerce.

Esse tipo de comodidade permite que o próprio consumidor faça o cálculo do frete e escolha a transportadora e a modalidade de entrega que melhor atenda às suas necessidades. Dessa maneira, o cliente pode levar em consideração outros fatores além do custo de envio para decidir como quer que o produto chegue até ele.

Ofereça opções de entrega

O preço do frete é um grande motivador de abandono de carrinho. Mas não é o único problema relacionado à entrega que causa essa dor de cabeça. A falta de opções de envio também pode levar um cliente a desistir da compra.

Só para se ter uma ideia, a pesquisa Global Consumer Insights, realizada pela consultoria americana PwC, apontou que 40% dos consumidores entrevistados estão dispostos a pagar um pouco mais para receber suas encomendas no menor tempo possível.

Para essa parcela dos consumidores, não ter a opção de frete expresso (aquele que prioriza a agilidade no envio) pode ser um forte motivo para desistir da compra. Por isso, cabe ao lojista oferecer tanto opções de entrega econômicas (mais baratas, porém mais demoradas) quanto expressas.

Como resolver o problema do frete mais caro do que o produto?

Para muitos lojistas que vendem produtos de baixo valor, o maior pesadelo quando se fala em frete para e-commerce acontece quando o custo do envio acaba sendo mais caro do que o preço do produto. Isso ocorre com muita frequência, deixando empreendedores desesperados.

Eis algumas coisas que o lojista pode fazer para amenizar esse problema e tentar reduzir o abandono de carrinho:

  • Use plataformas de frete para e-commerce: pesquise o custo do envio em mais de uma transportadora. Isso pode acabar mostrando uma grande elasticidade de preços no cálculo de frete.
  • Faça kits de produtos: essa prática ajuda a aumentar as vendas e a diluir os custos de envio, afastando a percepção de que o frete é mais caro do que o produto. Mas para que um kit seja atrativo para o consumidor, ele precisa ser composto por produtos que conversem entre si e também precisa gerar uma economia real para o cliente.
  • Escolha a embalagem adequada: muitos lojistas não se dão conta, mas a escolha da embalagem é fundamental para determinar o cálculo de frete. Evite caixas fora do convencional ou pacotes muito grandes, pois eles encarecem o frete. Escolha uma embalagem que comporte o produto sem deixar espaço sobrando.
  • Ofereça descontos na compra de mais de uma peça: se um item da sua loja está mais caro do que o frete, crie uma ação que oferece algum desconto ao consumidor que comprar aquele produto em maior quantidade. Será bom para o cliente, que vai economizar, e será bom para o lojista, que vai vender mais e elevar o ticket da compra para valores acima do custo do frete.

Transparência é a chave para uma boa relação

Sejamos sinceros, por mais que tentemos reduzir o custo do frete, às vezes isso simplesmente não é possível. Ainda mais quando falamos de negócios pequenos, onde cada centavo faz diferença para fechar as contas.

Isso significa que o lojista deve simplesmente aceitar uma alta taxa de abandono de carrinho e não fazer nada? Claro que não!

Quando não se pode mexer no cálculo de frete, cabe ao empreendedor buscar outros diferenciais para destacar seu negócio. Capriche no atendimento, sane as dúvidas dos clientes, invista na criação de conteúdo relevante em suas redes sociais. Além disso, ofereça produtos que a concorrência não oferece, faça promoções… A lista de ações é enorme!

Acima de tudo, seja transparente com seus clientes. Exibir o cálculo de frete logo no início da jornada pode até afastar alguns consumidores, mas é a maneira mais transparente de se posicionar.

Com um bom planejamento, auxílio de uma plataforma de cotação e compra de fretes e outras ações de marketing, o lojista conseguirá reverter o jogo do abandono de carrinho e conquistar seu espaço no e-commerce.

Leia também: Como vender mais com kits de produtos e oferecer frete mais atrativo