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Como vender mais com kits de produtos e oferecer frete mais atrativo

Por: Thiago Rocha Soares

Redator especialista em e-commerce e pós-graduado em Marketing, tem como propósito ajudar lojistas de todos os tamanhos, do micro ao grande, a vender pela internet. Para isso, atua na equipe de produção de conteúdo do Melhor Envio, plataforma digital que está revolucionando o acesso a fretes para lojistas de todo o país.

Chamamos de kit de produtos a estratégia de vendas que consiste em unir itens que se relacionam entre si em uma só oferta. O objetivo aqui é simples: agregar valor ao conjunto e fazer com que o cliente compre mais peças, aumentando assim o valor médio gasto por pedido.

Esse é um modelo de vendas que pode ser aplicado por lojas online de todos os tipos e tamanhos. A seguir, vamos te dar algumas dicas de como montar um kit de produtos lucrativo e como esse tipo de oferta pode impactar positivamente em questões relacionadas ao frete da sua loja.

Veja dicas para montar kits de produtos lucrativos.

Como montar um kit de produtos para o e-commerce

Para montar um kit campeão de vendas, é preciso conhecer bem os hábitos de consumo de quem compra na sua loja e suas principais necessidades. Para isso, é necessário fazer um estudo completo dos dados de vendas do seu e-commerce.

Uma boa forma de começar esse levantamento é conferindo qual o produto mais vendido da sua loja e quais mercadorias o seu cliente costuma comprar junto com esse item. A partir daí, você pode oferecer kits que tenham como base esse produto líder de vendas e itens que complementam o seu uso.

Vamos a um exemplo: digamos que o produto que mais vende no seu e-commerce seja um smartphone. Um kit composto por esse aparelho, com uma capinha protetora e ainda uma película para tela, seria uma ótima pedida!

Outra dica valiosa é montar kits de presentes especiais para datas comemorativas. Eles são muito buscados em períodos que antecedem datas como os Dias das Mães e o Dia dos Namorados.

Por que vender kits de produtos no e-commerce?

Confira três motivos que fazem valer a pena montar kit de produtos para vender na Internet:

  • Aumento do ticket médio: podemos dizer que o principal objetivo dos kits de produtos é aumento do ticket médio, fazendo com que o cliente leve mais produtos em um só pedido.
  • Gestão do estoque mais efetiva: sabe aquele produto que acabou ficando parado no estoque? Utilizá-lo como forma de composição do kit é uma ótima forma de desencalhar esse item e manter o giro de estoque da sua loja mais saudável.
  • Estratégia de frete: os kits também impactam diretamente na questão do frete, podendo fazer com que o comprador coloque mais mercadorias no carrinho para aproveitar uma condição de frete mais vantajosa. Essa é uma estratégia que pode ser usada em diferentes cenários, e vamos detalhar alguns deles no próximo ponto.

Como os kits de produtos podem deixar o frete da sua loja mais atrativo

O custo do frete é um dos principais obstáculos para a conclusão de uma compra quando o assunto é venda pela Internet.

Para você ter ideia desse impacto, segundo o levantamento CX Trends 2022, o valor do frete foi apontado como o maior motivo para a desistência de uma compra online, seguido por outros fatores como preços elevados e prazos de entrega muito longos. Isso revela a importância de oferecer um custo de frete competitivo e envio eficiente.

Os kits de produtos são uma das formas de as lojas online atuarem diretamente no problema do preço do frete ou até mesmo um modo de turbinar campanhas de frete promocional. Veja alguns exemplos práticos.

Kits de produtos podem amenizar o impacto do custo de frete

Algumas vezes, por mais que o lojista se esforce, não é possível oferecer um frete barato para o comprador. Em alguns casos, o preço do envio pode ser igual ou até mais caro do que o produto em si, o que acaba acarretando em desistências de compra.

Nesses casos, ao oferecer um kit de produtos, o valor do frete acaba sendo compensado pelo volume de peças adquiridas, evitando assim um impacto negativo na percepção do cliente.

Vamos a um exemplo: digamos que você trabalhe com um e-commerce de roupas femininas e venda uma camisa básica ao custo de R$25,00, e o frete para esse pedido fique em R$ 20,00. Essa é uma situação e tanto para espantar alguns possíveis compradores, certo?

Agora, disponibilizar um kit promocional com três camisas a R$ 70,00 com um frete de R$ 20,00 já é uma opção bem mais favorável e que pode fazer com que o cliente acabe optando por levar mais peças.

Essa estratégia de vendas é mais indicada para produtos de ticket mais baixo, que ficam algumas vezes com o preço muito próximo ao do valor de envio.

Outra ótima forma de utilizar os kits como compensação ao custo do frete é oferecendo conjuntos compostos por produtos de uso recorrente, como os de higiene pessoal, nos quais o cliente aproveita o mesmo frete para antecipar compras futuras.

Frete grátis ou fixo apenas na compra de kits

Caso a sua loja consiga conceder frete grátis ou frete fixo durante períodos especiais, disponibilizar essas condições de frete combinadas a um kit de produtos pode ser a receita para que a sua campanha promocional seja um sucesso.

Muitas vezes, um kit de produtos com frete grátis é uma forma muito mais poderosa de impulsionamento de vendas do que oferecer a mesma condição de frete para um único produto ou sessão do seu site.

Lembrando que o frete barato por si só não faz milagres – os kits sempre precisam ser atrativos para o seu público-alvo. Kits temáticos ou com itens combinados por tipo de uso, como um conjunto esportivo formado por tênis, calça e camisa de academia, fazem muito sucesso nesse formato de campanha promocional.

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