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O futuro do e-commerce e a "Tiktokização" do varejo

Por: Fabrizzio Topper

Empreendedor com mais de 20 anos de atuação no mercado de estratégia de marketing, brandings e negócios digitais. Já idealizou e estruturou mais de 30 operações digitais de alta complexidade, sendo a metade com perfil Omnichannel. Sócio-fundador de uma das consultorias de e-business mais premiadas do país, a Topperminds, atualmente atende clientes como TokStok, Pernod Ricard, Leo Madeiras, Zamboni e Ferreira Costa entre outros. Graduado em Design pela FAAP e pós graduado em Administração pela USF, com especialização em neurociência pela ESPM, Mestre em programação neurolinguística pela SBPNL e Master Coach Internacional pela ICI, MBA internacional em marketing pela FGV e empreendedorismo pela Babson College. Atua também como professor de branding e modelagem de negócios digitais na ComSchool, Anhembi Morumbi e IBMEC.

O futuro do e-commerce ganhou um novo protagonista muito mais difícil de replicar: a “Tiktokização” do Varejo.

Imagine transformar a linguagem do e-commerce em algo vivo, autoral e muito mais natural em que a veracidade é o fundamento jogando fora a linguagem roteirizada da apresentação do produto e acabando com a formalidade dos cadastros tradicionais que sustentaram a linguagem mestra do ecommerce até aqui?

A NRF deste ano se viu obrigada a se render a uma tendência global que vem revolucionando a fórceps a linguagem do mercado: A TITOKIZAÇÃO do varejo.

Esqueça o Livecommerce como o conhecemos ou a linguagem de vídeo que até hoje serviu para mostrar o produto de forma ampliada. Estamos falando de uma evolução, onde entreter, engajar e tangibilizar são as palavras de ordem.

O vídeo não é mais apenas um componente; é a espinha dorsal dessa nova era. A capacidade de cativar a audiência através de conteúdos dinâmicos e interativos se torna indispensável para marcas que desejam se destacar no mercado.

Mas, o que isso significa na prática?

. Significa que o storytelling através de vídeos ao vivo não é apenas sobre vender um produto, mas sim criar uma experiência memorável e que se não for natural e fluída não cola.

. É sobre se conectar verdadeiramente com os anseios mais peculiares do seu público e apresentar as soluções que o produto ou serviço podem resolver da forma mais envolvente e sincera possível.

. Este é o momento para as marcas repensarem suas verdades sobre linguagem, acabamento, qualidade e especialmente a sua dinâmica de produção de conteúdo que sustentam sua argumentação de mercado para transcender a rigidez da forma para algo fluído e profundamente verdadeiro e casual.

A integração de conteúdo em vídeo, especialmente o live, oferece uma oportunidade única de construir conexões autênticas, impactantes e muito mais genuínas com os consumidores.

E aí, acha que consegue dar conta de simplificar ao ponto de redefinir o que é a essência da verdade da linguagem da sua marca?

Será que tem algum de nós verdadeiramente pronto para essa revolução? Vamos juntos explorar esse novo horizonte!

*No Brasil, já são quase 5 milhões de usuários do Tiktok, segundo a Statista. Destes, 25% dos usuários buscam ou compram um produto imediatamente depois de vê-lo no TikTok. O Brasil é o segundo país que mais usa TikTok no mundo, depois da China (as mulheres são maioria com 59% da rede).