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A regionalização do e-commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Para começar, já fui proprietário de um e-commerce. Era uma loja virtual de baterias (instrumento musical) e acessórios. Totalmente de nicho. Gosto sempre de dizer a verdade. Tomei a maior surra desde o início. Caí naquela de que “é só colocar no ar que vai vender”.

Ledo engano. Dói só de lembrar.

O E-commerce, antes de ser uma “lojinha virtual”, é uma empresa como qualquer outra. Apenas o canal de vendas é outro. Não vou me alongar neste tópico, pois este daria outro artigo, mas o que quero lembrar é que um e-commerce tem seus gargalos muito definidos, lembrarei aqui apenas três:

– Logística de entrega;

– Prazo de entrega; 

– Ansiedade e medo dos clientes.

Pegaremos um de cada para demonstrar em poucas palavras quais as vantagens da tal “regionalização do e-commerce”.

– Logística de entrega: Imagine que seu e-commerce entregue gratuitamente (argumento persuasivo) e no mesmo dia (mais um argumento), um pedido feito por um cliente que more em um raio de até 100 km, desde que o pedido tenha sido aprovado até o meio-dia. Entregas rápidas feitas por motoboys parceiros. Quase todos produtos que encontramos em grandes magazines como Americanas.com, encontramos em lojas físicas em um raio de até 100 Km da nossa casa. Muitas vezes não é uma grande empresa, mas têm o produto a pronta entrega e com ótimo preço.

No caso do produto ter medidas que sejam impossíveis de serem entregues por motoboys, uma pequena empresa de fretes resolverá o problema com veículos utilitários. Rápido, barato e ainda desenvolve a economia de empresas de entregas, independente do tamanho dela. Se forem pequenos, melhor, irão trabalhar com afinco e responsabilidade para ver a sua própria empresa crescer.

– Prazo de entrega: Já citado de maneira indireta acima, mas é um argumento persuasivo excelente. O Cliente vai esperar no máximo um dia. Um mísero dia. Vale mais a pena comprar de casa e receber o produto no mesmo dia, ou no máximo no outro dia. Eu iria preferir apenas clicar do que ir até a loja.

 Ansiedade e medo dos clientes: Ansiedade quanto ao prazo, problema resolvido acima. Medo de o produto dar defeito. Não é melhor estar perto da loja para reclamar do que falar apenas com atendentes a milhares de kilômetros da sua casa?

Preciso escrever mais?

Preciso sim. E o desenvolvimento da economia das regiões e pequenos municípios? E os pequenos empreendedores sedentos para entrar neste mercado mas que não sabem como fazer para entregar em outros estados? Diferencial de ICMS? Protocolo 21? Pronto, o cara já desistiu.

Acabam aqui os monopólios dos grandes varejistas  que muitas vezes o prazo de entrega é de 20 dias ou mais.

Sem mais para o momento.

Vamos falar sobre isto?