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A diversidade nos campos de sucesso para os e-varejistas latinos

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

No crescente mercado de e-commerce na América Latina, as mercadorias de massa e os eletrônicos são as maiores categorias on-line, de acordo com dados contidos no recém-publicado Guia Top 300 – América Latina.

O total das vendas de metade das marcas voltadas para o consumo de massa classificadas no Top 300 – América Latina cresceu 36,7% e passou de US$4.42 bilhões, em 2010, para US$6.04 bilhões, em 2011. Enquanto isso, as vendas combinadas da outra metade de marcas de computadores e eletrônicos aumentou 14,7%, passando de  US$2.22 bilhões para US$2.55 bilhões.

Mas para atrair compradores on-line, alguns varejistas da web, como a Netshoes.com, estão abrindo um novo caminho e trazendo novas categorias de produtos online, como acessórios e vestuário.

A Netshoes vende online desde 2000 e aprendeu cedo que os consumidores querem uma experiência personalizada ao comprar sapatos pela web. Graças a esse know-how, este ano a Netshoes ocupa a sexta posição no Guia Top 300 – América Latina e está prestes  a gerar um total de US$ 490.0 milhões em vendas. Um  aumento de 30,4% das vendas, que foram de US$375.8 milhões em 2011. O comércio online latino-americano está crescendo porque o setor se torna cada vez mais significativo. E a Netshoes está encontrando maneiras novas e mais eficazes para personalizar a experiência de compra de sapatos, diz a chefe de operações, Graciela Tanaka. “Nós investimos pesado em tecnologia para e-commerce e na contratação e treinamento do nosso pessoal do setor de logística”, diz Tanaka. “Temos trabalhado para tornar a vida mais fácil para nossos clientes”.

Para dar aos consumidores latino-americanos uma experiência de compra mais sofisticada e mais rápida, a Netshoes, em 2010, relançou todas as suas lojas usando uma plataforma de comércio eletrônico da Oracle Corp., que tem um sistema de busca avançada, recomendações de produtos personalizados, espaço para os clientes classificarem o produto e deixarem suas impressões sobre o mesmo. Em 2011, a Netshoes trabalhou com a Usablenet Inc. para desenvolver um site focado no mobile, que permite aos consumidores pesquisar e comprar sapatos por categoria e outros critérios e ver as recomendações do produto. Em seu primeiro ano, o site de comércio móvel gerou um montante de US$7.5 milhões em vendas, ou cerca de 1,5% da receita total da loja. Para o próximo ano, a Netshoes espera que o comércio móvel represente cerca de 10% das vendas. “O m-commerce é uma grande aposta da Netshoes”, diz Tanaka. “Mas já estamos colhendo resultados acima das expectativas e nós revimos nossas metas quatro vezes em menos de um ano.”

Indo um pouco além, o e-commerce na América Latina vai incluir uma base diversificada de varejistas, fato que se reflete na composição do Guia Top 300. O maior grupo de comerciantes foi de 136 redes de varejo que, como um grupo, geraram US$4.54 bilhões em vendas em 2011- um crescimento de 27,3% em relação ao ano anterior. Mas o maior crescimento registrado foi o de empresas que só atuam na Internet. Um total de 123 lojas. Em 2011, as vendas de todas as empresas que constam no Top 300 – América Latina e só atuam na web somaram US$5.28 bilhões – um aumento de cerca de 41,9% das vendas com realção a 2010.

O Top 300 – América Latina está disponível em três formatos: impresso, digital e em Inglês, como parte do Top500Guide.com totalmente novo e totalmente atualizado. Informações sobre como adquirir o Top 300 – América Latina estão disponíveis aqui.

*Autor Mark Brohan.

**Artigo publicado originalmente em inglês no site Internet Retailer.