O cenário do e-commerce está em constante evolução e, enquanto o comércio B2C (business-to-consumer) tem sido o foco principal por muito tempo, é o setor B2B (business-to-business) que está ganhando destaque globalmente. Neste artigo trago insights sobre seu impacto e algumas projeções futuras.
1) Crescimento do Comércio Eletrônico B2B: Apesar do comércio eletrônico B2C ser amplamente utilizado, é o avanço e expansão do B2B que está atraindo a atenção globalmente.
2) Superação do B2C: Portais B2B estão começando a superar os B2C em valor bruto de mercadorias (GMV) e receitas em diversos países.
3) Valor de Mercado: Segundo a AgileIntel Research, o mercado B2B foi avaliado em US$ 20,4 trilhões em 2022, com projeção de crescimento para US$ 37,1 trilhões até 2027.
4) Impacto da COVID-19: A pandemia acelerou a digitalização, com previsão de que 80% das vendas B2B serão digitais até 2025, segundo a DHL.
5) Domínio da Ásia-Pacífico: Esta região lidera o mercado global com mais de 78% de participação em 2022, esperando-se um aumento para quase 80% até 2027.
6) Contribuições Regionais: O crescimento rápido em mercados até então pouco explorados, como na China, e a transformação digital em Índia, Vietnã, Singapura e Malásia são fatores-chave.
7) Participação de Mercado: América do Norte e Europa possuíam participações de 14,9% e 6,3% em 2022, respectivamente.
8) Liderança de Mercado: China e EUA são os principais mercados em adoção de comércio eletrônico B2B, representando 47% do mercado global em 2022.
