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5 estratégias para aumentar o ROI com email marketing

Todas as metas que movem as ações de marketing de uma empresa caminham para um único objetivo: o retorno financeiro. Seja com o aumento das vendas e novos negócios ou com a geração de leads. Uma estratégia que se preze, inclusive de e-mail marketing, deve sempre mirar o ROI, ou Retorno Sobre o Investimento. Apesar de importantes, métricas como taxas de abertura, de cliques e de descadastros nada dizem sobre o retorno real de uma campanha de email marketing. Ao contrário disso, o ROI encabeça a lista dos mais relevantes indicadores, já que mostra exatamente qual foi lucro líquido alcançado com a iniciativa. O desafio, neste caso, é saber o que fazer para aumentar o ROI das campanhas de email marketing. Veja abaixo 5 estratégias para conseguir isto! 1 – Segmente sua lista de contatos Parta sempre do princípio de que seus clientes não são todos iguais já que cada um possui seus interesses, problemas e desafios pessoais. E sim, sua marca pode conversar com todos os perfis de clientes! Para isso, é preciso segmentar sua lista de contatos por interesses, perfil de consumo, histórico de interação com suas campanhas de email, enfim, tudo o que um contato faz na rede dá pistas sobre quais são seus interesses. Sabendo que um contato pesquisou determinado produto em seu site, por exemplo, é possível criar uma campanha de remarketing voltada para ele (e para os outros que tenham pesquisado o mesmo item), oferecendo o desconto ou uma condição de pagamento exclusiva, por exemplo. Essa capacidade é uma das estratégias mais eficientes para aumentar o ROI das suas campanhas, já que sabendo quais são os interesses desses clientes é possível direcionar conteúdos realmente relevantes para cada um deles, o que aumenta consideravelmente o poder de conversão das suas campanhas. 2 – Envie conteúdo realmente interessante Se você já conta com uma plataforma de envio de emails que oferece ferramentas de segmentação, está em vantagem na hora de produzir conteúdo relevante para suas campanhas. Com uma lista segmentada por interesses, é possível criar materiais que realmente correspondam às buscas de cada contato, o que amplia consideravelmente as chances de abertura, conversão e até mesmo engajamento das suas campanhas. Um email com tema desinteressante possivelmente terá o efeito oposto, fazendo seu contato enviá-lo direto para a lixeira. 3 – Faça testes A/B Aliado número um do email marketing, o teste A/B te ajuda a saber qual entre algumas opções é o melhor formato de uma campanha. Para um mesmo tema construa sempre duas ou mais opções de email, seja com variações de layout, do assunto, ou mesmo do horário de envio, e encaminhe para um grupo da sua base. Analise qual campanha gerou melhores resultados e aposte nela. 4 – Invista em campanhas com design responsivo Um bom email é aquele que une conteúdo relevante, layout atrativo e, claro, design responsivo. A possibilidade de uma mensagem ser visualizada em diversos formatos de tela (smartphones, tablets e phablets) além do desktop amplia consideravelmente as taxas de visualização, conversão e, consequentemente o ROI de uma campanha. 5 – Inclua Calls to Action em suas mensagens Esperar que o leitor veja a mensagem e vá atrás da sua empresa por seus próprios meios é desperdiçar todo o potencial da sua campanha. Aproveite o momento de impacto (sim, a hora que ele está lendo a mensagem) e convide-o para agir! Inserir botões Call To Action (CTA) em seus emails é a melhor forma de fazer isso e aumentar o ROI da ação. Para cada campanha, analise o melhor formato de CTA. Ela pode ser um botão que converta o leitor para uma Landing Page, para o site ou blog da sua empresa, ou mesmo para um número de telefone! Como muitos dos seus leitores acessarão sua mensagem pelo celular, linkar seu telefone nas campanhas pode ser uma boa opção para converter e aumentar seu ROI. Você já aplica alguma estratégia para aumentar o ROI das suas campanhas de email? Ela tem dado certo? Conte pra gente o que você fez!