Qual é a taxa de abertura das suas mensagens de email marketing? E a taxa de cliques? Essas duas métricas são muito importantes para você entender a performance das suas campanhas. Comece a se preocupar quando a taxa de abertura estiver menor que 20% e a taxa de cliques estiver menor que 2%.
Se isso estiver acontecendo, provavelmente algo está errado com o conteúdo do email ou com a lista de destinatários. Para ajudar a melhorar esses números, preparamos uma lista com os 10 mandamentos do bom email marketing. Veja a lista de boas práticas:
10 mandamentos do email marketing
- Jamais enviarás mensagens indesejadas (spam), construirás o próprio mailing
- Respeitarás os pedidos de cancelamento (unsubscribe)
- Segmentarás sua base para envios mais direcionados
- Evitarás enviar arquivos em anexo
- Nunca usarás somente imagens no email
- Não irás exagerar na quantidade de texto
- Pensarás com cuidado num assunto cativante para o email
- Não usarás palavras como grátis, oferta e clique aqui
- Personalizarás a mensagem com pelo menos o nome do destinatário
- Monitorarás os resultados (taxas de abertura e clique)
Infelizmente, ainda existem algumas empresas adotando a tática de envio de mensagens indesejadas (spam). Não vale a pena entrar a fundo neste debate aqui, mas basta entender que o resultado é o desperdício e a antipatia que passamos a ter dessas marcas.
O email marketing “do bem” só é mandado para quem optou por recebê-lo e sempre haverá a opção de cancelar essa assinatura. Ou seja, a princípio, as pessoas compartilharam dados e estão interessadas em receber esses emails. Cabe à empresa estruturar uma régua de relacionamento, que terá a função de engajar e fidelizar a base de consumidores.
Abertura, cliques… foco em conversão
Por fim, não podemos esquecer que o sucesso deste investimento não é simplesmente ter boas taxas de abertura e cliques. A principal métrica é a de conversão, seja de tráfego no caso de portais de mídia, seja de vendas no caso de lojas online.
Para isso, é necessário monitorar a origem dessas visitas a partir do email marketing. Sem esse acompanhamento, fica difícil entender realmente qual foi o sucesso da sua campanha de email marketing. O “achismo” é algo extremamente perigoso.
Essas dicas foram úteis para sua estratégia? Então compartilhe conosco aí abaixo nos comentários. Se quiser aprofundar ainda mais neste assunto, fica a dica de um outro texto que fizemos com 4 campanhas de email fatais para aumentar o tráfego e a conversão no seu site.
Post publicado originalmente em: http://goo.gl/Cui2B7