Logo E-Commerce Brasil

Whirlpool Corporation compartilha lições sobre Gestão de Sortimento Multicanal

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

No último dia do Fórum E-Commerce Brasil 2023, Luis Felipe Moreirao, Diretor de D2C da Whirlpool Corporation, trouxe reflexões a cerca de gestão de sortimento multicanal da indústria para vendas em múltiplos marketplaces.

A gestão de sortimento multicanal é a estratégia de disponibilizar produtos em diferentes marketplaces, além da loja própria de cada marca. Ao diversificar os canais de vendas, as companhias ampliam a visibilidade, alcançam novos públicos e aumentam as oportunidades de negócios. Contudo, é crucial que essa divisão seja feita de forma planejada e estratégica.

(Foto: E-commerce Brasil)

Detentora de marcas como Brastemp, Consul e Compra Certa, a Whirlpool investe em marketplace desde 2015. “É uma jornada de muitos erros, acertos e aprendizados”, expôs Moreirao.

Durante sua palestra, o executivo enfatizou a importância de definir objetivos claros de vendas e, em seguida, realizar análises detalhadas de cada plataforma de anúncio para desenvolver uma estratégia adequada. Parceiros bem desenvolvidos em determinadas categorias ou aqueles que oferecem suporte logístico podem ser escolhas estratégicas para a empresa.

O Diretor de D2C ainda apontou a importância de pesquisas sobre a concorrência. Realizar um estudo minucioso da demanda por produtos em cada marketplace é o ponto de partida para uma gestão eficiente de sortimento. Compreender quais produtos têm maior procura em cada plataforma é essencial para tomar decisões.

Estar atento às tendências do mercado e mudanças nas preferências dos consumidores é essencial para ajustar o sortimento e se manter relevante em meio a tanta concorrência no meio virtual.

Esse texto foi escrito por Larissa Darc em cobertura especial para o Fórum E-Commerce Brasil 2023.