Logo E-Commerce Brasil

VP da Amazon traça perfil da empresa e diz que obsessão é entregar cada vez mais rápido

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Alex Szapiro, VP da Amazon, traçou um perfil da empresa durante o Fórum E-Commerce Brasil 2020 Global Edition, no segundo dia de evento online.

Todos os anos, Jeff Bezos, que é o fundador da empresa, envia uma carta aos acionistas. E todos os anos ele repete a primeira carta que escreveu em 1997, segundo Szapiro. “Uma das coisas extraordinárias da nossa cultura, é que muito daquilo que foi escrito em 1997, quase como um DNA da empresa, persiste até hoje. Ele relembra que nossos conceitos persistem”.

 

O VP da Amazon diz que tudo o que fazem na companhia é pensando a longo prazo, nos próximos cinco a dez anos. Esse planejamento ajuda a pensar como o consumidor e a se perguntar “quais são as coisas que a gente precisa inventar?”

VP da Amazon explica perfil da empresa

O desenho praticamente explica como a Amazon funciona, segundo Szapiro. “Já me perguntaram qual a diferença para o cliente Brasileiro em relação  a outros países. Eu diria que nenhuma. Nenhum dos clientes, seja qual for o país, vai falar que quer receber mais devagar ou que quer pagar mais caro, ou que não quer encontrar o que está buscando”, afirma.

As questões de velocidade da entrega, grandes ofertas e conveniência para o cliente são universais, na avaliação do VP. “Cada país tem suas nuances, mas há uma maneira muito simples de falar como a Amazon funciona. Se você tem um bom catálogo, significa que você tem o produto que o cliente está buscando. Ou seja, você trás uma boa experiência para o cliente e mais visitas. Assim, você trás mais parceiros de negócios”, disse Szapiro

Ele afirma que mais de 50% do que a Amazon vende no mundo não se refere apenas a produtos próprios da Amazon, mas produtos de terceiros, chamados de 3B, ou Marketplace.

“Essa roda começa a girar e por você ter mais vendedores, você tem maior catálogo. Você está aumentando a sua calda longa de produtos que os clientes possam encontrar. Essa roda vai girando e você tem um ganho de escala. Com esse ganho de escala, você reinveste no negócio. Você lança produtos e serviços novos”, diz Szapiro.

Szapiro disse que cada vez mais a obsessão do time é lançar mais produtos e mais categorias, trabalhando mais com os sellers e parceiros de negócios, para aumentar o catálogo e a conveniência, bem como entregar rápido. “E cada vez mais rápido”, conclui.

Por Rafael Chinaglia, da redação do E-Commerce Brasil