Veiculada pelo Yahoo Finance, uma lista foi criada por especialistas da Insider Monkey com objetivo de ranquear os 15 maiores mercados de e-commerce no mundo. A análise do site de finanças norte-americano levou em consideração o histórico do setor nos países escolhidos, além do sucesso de empresas do gênero globalmente.
De forma prática, portanto, a metodologia do ranking dos países com os maiores indústrias de e-commerce contou com dados de mercado. A partir disso, a listagem foi ordenada de acordo com a expectativa de receita no e-commerce de cada local em 2023.
Veja, em ordem ascendente, o ranking com 15 países que possuem os maiores mercados de e-commerce:
15. Rússia
Market size: US$ 35,62 bilhões
14. Austrália
Market size: US$ 36,82 bilhões
13. México
Market size: US$ 37,29 bilhões
12. Brasil
Com crescimento 16% em 2021 na comparação ano a ano, espera-se que o mercado nacional contabilize US$ 79 bilhões de transações no e-commerce. A alta esperada para o setor no mesmo ano é de 95%.
Entre os representantes citados como principais, a análise fala em Mercado Livre, Amazon e Shopee. O segmento de eletrônicos ocupa 42,1% da distribuição do comércio eletrônico, enquanto móveis e eletrodomésticos ficam com 28,2% da fatia total.
Market size: US$ 41,81 bilhões
11. Indonésia
Market size: US$ 44,81 bilhões
10. Itália
Market size: US$ 46,98 bilhões
9. Canadá
Market size: US$ 55,15 bilhões
8. Índia
Market size: US$ 71,50 bilhões
7. França
Market size: US$ 78,22 bilhões
6. Coréia do Sul
Market size: US$ 85,54 bilhões
5. Alemanha
A democratização em larga escala da internet no país é um dos pontos mais positivos para o e-commerce prosperar na Alemanha. Com 83,9 milhões de habitantes atualmente, acredita-se que aproximadamente 80% comprem por meio do e-commerce.
Enquanto a preferência por carteiras digitais fica com o PayPal, existe um dueto entre as empresas de e-commerce mais utilizadas: Amazon e Otto.
Market size: US$ 107,97 bilhões
4. Reino Unido
O e-commerce do Reino Unido passou a ter, em 2021, 30% das vendas do varejo acontecendo online, contabilizando US$ 120 milhões comercializados.
Atualmente, são mais de 53 milhões de usuários ativos em redes sociais e 65,32 milhões de pessoas com acesso à internet procurando por um bom custo benefício em produtos. Os principais segmentos para britânicos são moda, saúde e artigos eletrônicos.
Em termos de players de destaque, Amazon, Tesco e Argos são os principais.
Market size: US$ 141,11 bilhões
3. Japão
Estável e fortalecido no e-commerce, o Japão se fortaleceu em 2022, principalmente com ascensão do B2C atingindo US$ 152,3 milhões em valor.
Market size: US$ 153,98 bilhões
2. Estados Unidos
Para 2023, espera-se que o mercado norte-americano de e-commerce cresça 14,4%. Entre os segmentos mais procurados na região, estão Eletrônicos, Móveis e Eletrodomésticos, Cuidados Pessoais, Alimentos, Moda, Brinquedos e Hobbys.
Market size: US$ 1,10 trilhões
1. China
Como o principal expoente do comércio eletrônico mundial, a análise cita uma possibilidade do país bater US$ 3,56 trilhões em tamanho de mercado para 2024.
O sucesso do e-commerce chinês se deve principalmente ao sucesso de companhias locais no âmbito global, incluindo Alibaba, Tmall, JD.com, Pinduoduo, entre outros envolvidos no cross-border.
Market size: US$ 2,20 trilhões
*Market size é a soma das receitas de todas as empresas de e-commerce do país em questão