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Varejo deve fechar 2023 com crescimento anual em vendas, segundo Ibevar

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Para o retrospecto de 12 meses, de dezembro de 2022 a dezembro de 2023, espera-se que o varejo ampliado brasileiro cresça 4,96%, enquanto o restrito 1,74%. Os dados são frutos de uma projeção da Ibevar – FIA Business School. 

Varejo brasileiro - E-commerce - Ibevar
(Imagem: Freepik)

De acordo com Claudio Felisoni, presidente do Ibevar e professor da FIA Business School, a recuperação apresentada ainda é sútil, apesar de já esperada conforme o cenário conturbado em 2022.

“O endividamento das famílias e a incerteza do quadro político, particularmente, além das reais condições do governo controlar o déficit público, freiam a expansão sustentável do consumo”, explica.

A pesquisa da instituição trouxe uma expectativa para 10 segmentos relacionados ao varejo. Entre os que devem acompanhar o setor e expandir estão:

Veículos, motos, partes e peças (5,7%)
Artigos farmacêuticos, ortopédicos de perfumaria e cosméticos (4,37%)
Combustíveis e lubrificantes (3,6%)
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,7%)
Hipermercados e supermercados (2,6%)
Móveis e eletrodomésticos (1,3%)
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (0,74%)

Já a lista com os que devem ter resultado negativo na comparação ano a ano ficam:

Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-9,13%)
Livros, jornais, revistas e papelaria (-4,18%)
Materiais de construção (-1,9%)
Tecidos, vestuário e calçados (-1,0%)

Quarto trimestre

Ainda segundo a Ibevar, o cenário estudado indica perda de força no último trimestre de 2023, mesmo com desenvolvimento positivo do varejo ampliado (0,8%) entre outubro e dezembro. Isto porque o varejo restrito apresenta expectativa de retrair 0,7%.

Os segmentos com crescimento projetado positivo neste intervalo são:

Artigos farmacêuticos, ortopédicos de perfumaria e cosméticos;
Outros artigos de uso pessoal e doméstico.

Entre os que devem ter variação neutra, ficam:

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação;
Veículos, motos, partes e peças;
Combustíveis e lubrificantes;
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo.

Por fim, a retração de final de ano deve afetar os segmentos:

Livros, jornais, revistas e papelaria;
Materiais de construção;
Hipermercados e supermercados;
Tecidos, vestuário e calçados;
Móveis e eletrodomésticos.