Após constantes vazamentos de dados privados em todo o mundo, os países passaram a instituir legislações, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), para garantir a segurança e a privacidade dos usuários.
Desde que a LGPD foi criada no Brasil, as empresas iniciaram uma corrida para adequar seus negócios às novas normas e, assim, proteger os dados pessoais de seus clientes. Isso significa – entre outros procedimentos – garantir que a organização tenha o consentimento dos usuários para se comunicar com eles e lidar com suas informações da maneira mais segura, só compartilhando tais dados com outras instituições com o consentimento expresso do cliente para esse fim.
Apesar das dificuldades, mais de 94% das empresas entrevistadas já estão tomando providências para se adequar à nova lei, de acordo com a pesquisa Panorama de Proteção de Dados Pessoais no Brasil, divulgada no início deste ano pelo Fórum Empresarial LGPD. Mas ainda levará tempo até que as novas normas sejam totalmente implementadas. Entre os respondentes do levantamento, 4,4% acreditam que só conseguirão concluir a adaptação no próximo ano e 3,8% ainda nem começaram a estabelecer novas políticas de proteção de dados. Enquanto isso, medidas punitivas, ou seja, sanções de até 2% da receita (ou até R$ 50 milhões por infração), já começaram a ser aplicadas.
A atenção das empresas precisa ser constante, pois até coisas simples, como se comunicar com usuários inscritos sem a opção de cancelar a assinatura a qualquer momento, violam a nova legislação. Felizmente, já existem soluções de marketing prontas para ajudar os negócios on-line a continuarem fazendo publicidade sem ter problemas com a justiça.
Um bom exemplo é a Grow, plataforma de automação de marketing móvel da Upstream. Desenvolvida para oferecer a melhor jornada do consumidor por meio de marketing personalizado, de acordo com o perfil e as necessidades do usuário, ela não depende de cookies de terceiros para coletar dados dos usuários, mas ajuda as empresas a coletar dados primários para se comunicar e aumentar sua base de clientes, apoiando-os no cumprimento da LGPD.
Além disso, a Grow oferece várias opções de consentimento que podem ser facilmente configuradas pelos clientes com base em suas necessidades, tanto no que diz respeito à coleta de dados de terceiros quanto à aceitação dos usuários. Além do mais, a plataforma oferece uma maneira fácil de incluir opções de cancelamento de assinatura em todas as comunicações com páginas de destino.
A Grow é uma solução “plug and play” que valoriza a privacidade dos usuários para que as lojas online não precisem se preocupar. A conformidade com LGPD, GDPR ou demais normas regulamentadoras é uma etapa necessária para proteger indivíduos em todo o mundo. Embora possa parecer um procedimento complicado, existem formas seguras de se comunicar com os clientes, respeitando a sua privacidade.