Imagem: Instagram da marca[/caption]
Não demorou muito para Rian deixar seu emprego, no qual estava há oito anos como gerente comercial em um restaurante japonês e passar a trabalhar direto com Raquel. O organograma ficou mais ou menos assim: Rian fazia o trabalho de atendimento e marketing do Instagram, enquanto Raquel produzia os kokedamas sob encomenda. “Começamos a Xique Xique em 2018, e de imediato tivemos um resultado positivo. Mas foi na pandemia que tudo ganhou ainda mais corpo e vimos que precisava de um investimento maior”, lembrou Rian.
Um hobby que virou negócio: mãe e filho investem em e-commerce de plantas ornamentais
Mãe e filho apostam na venda de arranjos de plantas ornamentais e conquistam cada vez mais espaço em São Paulo
Segundo apontam os livros de história, o período Edo no Japão, que durou de 1603 a 1868, ficou marcado pela paz, uma vez que o país havia passado por séculos de guerras civis. Também nesses anos, tanto a arte como a cultura avançaram demais na região, o que contribuiu muito para a sustentabilidade e autossuficiência dos japoneses.
Entre os trabalhos desse tempo destacou-se o kokedama, método de plantio herdado dos bonsai, cujo vaso artesanal (e redondo) se destaca pela delicadeza escultural. Essa arte secular atravessou o globo graças à Internet e caiu nas mãos de Raquel Maria dos Santos, uma artesã de 49 anos da Bahia que a princípio produzia os vasos exclusivamente por hobby.
Porém, o passatempo de Raquel começou a trazer lucro quando seu filho, Rian dos Santos Miranda, postou seus trabalhos no Instagram. “Muita gente começou a perguntar para a minha mãe onde ela havia comprado. Quando souberam que era ela quem fazia, passaram a fazer pedidos das plantas”, contou.
Foi então que Rian decidiu investir em uma página de Instagram comercial para a mãe, e percebeu que aquele de fato era um nicho promissor para investir. Apenas por curiosidade: na tradução direta do japonês para o português, kokedama significa bola de musgo - koke (musgo) dama (bola).
[caption id="attachment_115919" align="aligncenter" width="748"]
Imagem: Instagram da marca[/caption]
Não demorou muito para Rian deixar seu emprego, no qual estava há oito anos como gerente comercial em um restaurante japonês e passar a trabalhar direto com Raquel. O organograma ficou mais ou menos assim: Rian fazia o trabalho de atendimento e marketing do Instagram, enquanto Raquel produzia os kokedamas sob encomenda. “Começamos a Xique Xique em 2018, e de imediato tivemos um resultado positivo. Mas foi na pandemia que tudo ganhou ainda mais corpo e vimos que precisava de um investimento maior”, lembrou Rian.
Imagem: Instagram da marca[/caption]
Não demorou muito para Rian deixar seu emprego, no qual estava há oito anos como gerente comercial em um restaurante japonês e passar a trabalhar direto com Raquel. O organograma ficou mais ou menos assim: Rian fazia o trabalho de atendimento e marketing do Instagram, enquanto Raquel produzia os kokedamas sob encomenda. “Começamos a Xique Xique em 2018, e de imediato tivemos um resultado positivo. Mas foi na pandemia que tudo ganhou ainda mais corpo e vimos que precisava de um investimento maior”, lembrou Rian.