Depois do iFood, a Uber anunciou uma parceria com a Loggi para expandir seu serviço de entregas de pequeno porte para cerca de 5,5 mil municípios brasileiros. A novidade marca a estreia da empresa no segmento de entregas interestaduais no país — e no mundo — com a marca Uber Flash Nacional. A operação já começou em Curitiba (PR) e Campinas (SP), com previsão de ampliação gradual para mais 16 cidades ainda em 2025.

A partir disso, a Uber compete diretamente com os Correios, tornando-se uma nova alternativa para envios realizados tanto por pessoas físicas quanto por pequenos vendedores e lojistas digitais (PMEs). O estatal, vale lembrar, anunciou recentemente a data de lançamento de seu próprio marketplace.
Funcionamento e contrapartidas
Por meio do aplicativo da Uber, o usuário poderá selecionar a nova opção de envio, definindo o local de coleta e de entrega de produtos como roupas, cosméticos, brinquedos, livros, eletrônicos, itens esportivos, documentos e acessórios para pets. Depois disso, a coleta é feita pela Loggi, que integra os pacotes à sua malha logística para distribuição nacional.
“A parceria com a Loggi fortalece nossa estratégia de ampliar o Uber Flash para entregas intermunicipais e interestaduais”, afirma Silvia Penna, diretora-geral da Uber no Brasil.
Segundo a Loggi, a colaboração amplia o acesso ao seu serviço de entregas por meio da base de usuários da Uber. A proposta é simplificar o envio de pacotes, concentrando todo o processo no próprio app da Uber, sem a necessidade de múltiplas plataformas ou contratos.
“A expectativa é oferecer o serviço da Loggi para os milhões de usuários da Uber e ampliar o acesso para entregas nacionais a todos os perfis de pessoas e pequenas empresas”, afirmou Thibaud Lecuyer, CEO da Loggi.
De acordo com o executivo, o Uber Flash Nacional pode representar até 10% da receita da Loggi até o fim de 2026.
PMEs protagonistas
A principal aposta para essa expansão são as PMEs, que já impactam diretamente os resultados. Em 2024, o segmento cresceu 290%. Para esse público, a Loggi oferece integração com quase 40 plataformas de e-commerce e gestão, como Nuvemshop e Shopify.
Integração de serviços
A aliança com a Loggi é o segundo movimento recente da Uber para ampliar sua atuação além da mobilidade. Em maio, a companhia firmou parceria com o iFood para viabilizar pedidos cruzados entre as duas plataformas — uma iniciativa voltada a ampliar o tempo de permanência e engajamento dos usuários nos apps.
Setor movimentado
Desde o lançamento do Uber Flash em 2020, durante a pandemia, a empresa vem diversificando o serviço com versões como o Flash+ (com coletas em lojas) e o Flash Utilitário (para pacotes maiores).
A tendência de formar ecossistemas completos de serviços, com foco em conveniência e recorrência de uso, ganha força na América Latina. A estratégia é semelhante à adotada pela Prosus, dona de empresas como iFood, OLX, Sympla e iFood Pago.
Com a parceria com a Loggi, a Uber também participa desse movimento, atuando com o consumidor final e o vendedor independente ao mesmo tempo. A fórmula consiste em três pilares: entregas simplificadas, contratação digital e maior capilaridade.