
O futebol americano chegou para ficar no território brasileiro, registrando milhões em vendas dentro dos mais variados segmentos. Segundo levantamento da Circana, em parceria com a Segmenta, houve aumento nas vendas das categorias de brinquedos e da moda esportiva.
De acordo com a National Football League (NFL), no Super Bowl de 2023 a audiência mundial alcançou 56 milhões de pessoas; a final do campeonato, que aconteceu em fevereiro, entre Kansas City Chiefs e Philadelphia Eagles apresentou um crescimento de 7% dos espectadores quando comparado a 2022.
Nacionalmente, 2,5 milhões de pessoas assistiram o evento. Os números representam a maior audiência do Super Bowl no país em ao menos uma década. Contabilizando uma média de mais de 500 mil fãs, houve um aumento de 19% no comparativo a 2022.
Primeiro field goal em solo brasileiro
Atenta a movimentação dos fãs, a Liga planeja a realização de um jogo da temporada regular no Brasil em 2024. O país é, cada vez mais, apontado como um dos principais mercados para a captação de novos negócios e receitas.
O esperado é que o evento, programado para acontecer em São Paulo, movimente em torno de US$ 60 milhões – R$ 291 milhões – conforme pressuposto da SPTuris.
Varejo avança na corrida de jardas

Não ficando para trás, um exemplo de como o esporte movimenta as vendas no varejo são as figuras de ação colecionáveis.
No período entre janeiro e novembro de 2023, a venda de bonecos para colecionar, licenciados pela NFL, totalizou mais de 3 milhões de dólares – um crescimento de 77% comparado a 2022.
Além disso, a moda esportiva também apresenta resultados positivos com o futebol americano. Com um avanço de 25% nas vendas, até novembro de 2023, o esporte foi o terceiro maior crescimento no Brasil.
O crescimento é impulsionado especialmente pela compra de uniformes da marca Nike – fornecedora oficial da NFL. O vestuário já corresponde a 93% das vendas da modalidade.