A chegada do TikTok Shop no México, aba de compras da plataforma da ByteDance, foi oficializada na última semana. A partir de agora, os usuários terão opção de comprar itens dentro do próprio aplicativo.

O país é o da América Latina a conta com a funcionalidade, que já atua em larga escala na Ásia e é uma das principais opções de consumo nos EUA e Reino Unido. A lista completa de destinos que contam com o TikTok Shop inclui:
- Indonésia
- Tailândia
- Filipinas
- Malásia
- Vietnã
- Cingapura
- Reino Unido
- Irlanda
- Espanha
- EUA
Expansão e capacitação
Em nota oficial, a companhia cita que a estreia no México envolve o fomento ao empreendedorismo na região, fortalecendo pequenos e médios empreendedores (PMEs) e grandes varejistas com mais um canal de distribuição. De forma resumida, é sabido que os usuários podem consumir por meio de vídeos com links para compra e transmissões ao vivo.
“Os vendedores poderão transformar sua presença digital, expondo seus produtos e se conectando com os usuários em tempo real, criando uma experiência de compra ágil, personalizada e totalmente integrada às tendências atuais”, explica o TikTok.
Ua série de marcas mexicanas já passaram a integrar automaticamente a aba de compras a partir do lançamento. Alguns exemplos são Renova, Pink Up Cosmetics, Sarelly, Republic Cosmetics e Sinless Beauty.
Entre as categorias e produtos disponíveis, estão:
- Roupas masculinas e femininas;
- Calçados;
- Brinquedos;
- Suprimentos para animais de estimação;
- Beleza e cuidados pessoais;
- Livros;
- Eletrônicos;
- Móveis;
- Itens de cozinha.
Ferramentas
Entre as funcionalidades disponíveis no TikTok Shop para os vendedores mexicanos estão:
Compras ao vivo (live commerce)
Vendedores e criadores agora podem apresentar produtos em transmissões ao vivo, promovendo interatividade na jornada online. A ferramenta permite que os usuários façam perguntas em tempo real, enquanto os vendedores oferecem demonstrações, descontos exclusivos e brindes.
Vídeos compráveis na página “Para Você”
A comunidade TikTok pode descobrir produtos em destaque enquanto navega na plataforma e comprá-los diretamente com apenas um clique. Os vídeos curtos apresentarão produtos disponíveis para compra direta, permitindo que os usuários cliquem no link e sejam direcionados a uma página detalhada do produto com opções de pagamento integradas.
Página da loja
As marcas podem exibir catálogos de produtos em seus perfis, proporcionando uma experiência de compra visualmente intuitiva.
Programa de afiliados
Criadores e vendedores têm a oportunidade de colaborar através de comissões, permitindo que os criadores monetizem seu conteúdo promovendo produtos em vídeos curtos ou transmissões ao vivo.
Sistema de pagamentos
A plataforma de compras utiliza serviços de terceiros para processar pagamentos, visando garantir a segurança das transações.