O TikTok está desenvolvendo uma nova versão de seu aplicativo voltada para o mercado dos Estados Unidos, em meio às tratativas para a venda da operação a um grupo de investidores. As informações foram divulgadas pelo portal The Information.

Segundo a reportagem, o novo aplicativo deve ser lançado nas lojas norte-americanas a partir de 5 de setembro. A medida seria parte do plano da ByteDance, controladora chinesa da plataforma, para atender às exigências impostas pelo governo dos EUA.
No mês anterior, o presidente Donald Trump prorrogou o prazo para que a ByteDance se desfaça dos ativos norte-americanos do TikTok até 17 de setembro. Ele também afirmou que os EUA estariam “praticamente” em um acordo com relação à venda da operação da rede social. Mais cedo neste ano, a Amazon demonstrou interesse na compra da plataforma.
Ainda de acordo com a publicação, usuários que quiserem continuar utilizando a plataforma deverão, em algum momento, migrar para o novo aplicativo. A versão atual seguiria funcionando até março do próximo ano, mas essa data pode ser atualizada.
Cenário conturbado
As discussões ocorrem em um contexto de tensão entre EUA e China. No início do ano, um acordo chegou a ser articulado para transferir as operações do TikTok nos EUA para uma empresa de capital majoritariamente estadunidense. Contudo, a negociação foi interrompida após o governo chinês sinalizar que não aprovaria a medida, especialmente após declarações de Trump sobre novas tarifas contra produtos chineses.
Trump afirmou que a conclusão do acordo dependeria também da aprovação das autoridades chinesas.