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Tentativas de fraudes no e-commerce crescem 26,2% em 2020 entre Black Friday e Natal

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O período entre a Black Friday e o Natal deste ano — duas das principais datas do varejo no Brasil — teve aumento de 26,2% em tentativas de fraudes no e-commerce. É o que o mostra um levantamento da ClearSale, empresa que oferece serviços de segurança cibernética.

Ao todo foram 390.145 mil pedidos potencialmente fraudulentos, contra 309.190 vistos ano passado, entre os dias 15 de novembro e 24 de dezembro.

Em termos financeiros, foram R$ 441,5 milhões em fraudes evitadas no varejo virtual, ante R$ 335,3 milhões no ano passado, um crescimento de 31,7%.

As categorias que geraram maior número de fraudes evitadas neste ano foram: eletrônicos, celular, bebidas, automotivo e ar condicionado. Em 2019, as categorias eram bebidas, celular, eletrônicos, alimentos e automotivo.

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Fonte: Broadcast Estadão