Tentativas de fraudes no e-commerce aumentam 18% na quarentena, aponta ClearSale
Os novos hábitos impostos para a população com o novo coronavírus refletem também nas compras online e, com isso, as tentativas de fraudes no comércio eletrônico. Levantamento da ClearSale aponta aumento de 18% nas tentativas de fraudes no primeiro mês de isolamento, totalizando R$ 69 milhões de fraudes evitadas. O segmento de drogarias foi um dos que teve a maior tentativa de fraudes no período, com alta de 60%.
O estudo da ClearSale também aponta que os novos compradores que passaram a usar o e-commerce na quarentena compram 85% mais, utilizando o canal com mais frequência.
“Ao contrário do que se imagina, mais vendas não significam necessariamente mais fraudes em números relativos, mas quando olhamos os números absolutos, fica claro o crescimento. É importante que as pessoas fiquem atentas com o compartilhamento de seus dados pessoais na internet e tomem cuidado redobrado ao clicarem em links desconhecidos. Este é um período que os fraudadores aproveitam para roubar esses dados e fazerem compras futuras, com um reflexo a médio e longo prazo na curva de aumento das fraudes”, sinaliza Omar Jarouche, diretor de Soluções da ClearSale.