Logo E-Commerce Brasil

Tencent testa modelo próprio de inteligência artificial

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Um modelo próprio de inteligência artificial está sendo testado pelo gigante chinês Tencent, proprietário do WeChat e outros superapps utilizados no país. Batizado como Hunyuan Thinker, a adoção do modelo poderá ser escolhida pelos usuários, assim como o Deepseek. O anúncio veio nesta segunda-feira (17), após o Baidu também anunciar a incorporação do Deepseek em seu tradicional motor de buscas.

(Imagem: Tencent/Divulgação)

Após a também chinesa DeepSeek apresentar seu chatbot R1, capaz de competir com concorrentes americanos a um custo aparentemente menor, diversas empresas chinesas anunciaram a inclusão da ferramenta em seus produtos, acirrando a corrida mundial pelo mercado de inteligência artificial.

Em comunicado, a empresa enfatizou que, por ter um raciocínio profundo, esses dois modelos oferecem respostas mais profissionais e humanizadas. O porta-voz do Tencent afirmou que o grupo “lançou recentemente uma versão beta para acessar o DeepSeek” pelo WeChat, que tem mais de um bilhão de usuários ativos mensais.

Na última terça-feira (11), a Apple anunciou uma parceria com o Alibaba para lançar recursos de inteligência artificial para usuários do iPhone na China, colocando em xeque o monopólio tecnológico dos Estados Unidos.

Ainda há desconfiança em relação ao DeepSeek por países como China como Itália, Austrália e Coreia do Sul, a principal questão paira em torno do tratamento de dados pessoais dos usuários.

* Com informações da AFP.