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Tecnologia de pagamentos robusta é essencial para transações no e-commerce

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Aplicativos aliados a novas tecnologias e serviços substituem cada vez mais hábitos tradicionais. Seja para pedir comida, ou chamar um táxi, ambas as atividades já ganharam novas opções, bem mais fáceis e convenientes onde tudo, inclusive o pagamento, pode ser resolvido na tela de um smartphone. No entanto, processar todos os pagamentos em tempo real e garantindo a segurança do e-commerce, é uma demanda que exige tecnologia robusta.

Pensando nessas questões, a Adyen, empresa global de pagamentos multicanal, oferece benefícios para pagamentos no crédito, débito ou outros meios, com velocidade de processamento, aliada a capacidade de gerenciamento  de riscos, projetada para operar um grande volume e analisar os dados da transação em tempo real, um fator imprescindível para os serviços ofertados através de aplicativos móveis.

A ferramenta de risco, chamada de RevenueProtect, gera uma pontuação que determina o nível de risco de cada transação, identificado através de diversos atributos, entre eles e-mail e IP, que são analisados em tempo real. Essa tecnologia aliada a algorítimos que permitem identificar o ciclo de vida de cada comprador, inclusive o seu histórico de chargebacks ajudam o gestor do e-commerce a construir regras eficazes  que identificam fraudadores individuais através de transações, contas, redes e dispositivos, tornando compras in-app mais cômodas  e seguras.

Este é o caso, por exemplo, para que a operação do aplicativo EasyTaxi aconteça normalmente. Nas grandes cidades da América Latina, onde existem milhares de táxis cadastrados, e grande parte das operações financeira são feitas pelo app, a eficiência no momento do pagamento é vital. O VP Sênior LatAm da Adyen, Jean Mies, explica como a empresa tem exercido esse papel e como a parceria tem ocorrido.

“Estamos em um momento onde muitos serviços comuns estão sendo, aos poucos, readaptados para o smartphone em formatos mais práticos e eficientes. Neste processo, a tecnologia de pagamento é uma etapa que precisa estar completamente alinhada com o serviço proposto pelo app, para facilitar o processo de pagamento e garantir satisfação tanto para a companhia, como para o usuário. No caso da EasyTaxi, temos processado grandes volumes de transações ao longo de nossa parceria e ajudamos a tornar a operação da empresa mais eficiente, evitando fraudes e possíveis prejuízos para a empresa, em uma fase de crescimento acelerado”, explica o executivo.

Segundo o co-CEO global da EasyTaxi, Dennis Wang, esta tecnologia de processamento tem permitido que a empresa não tenha preocupações em relação a carga do volume de operações, abrindo oportunidades para investimento em novas áreas. “Uma experiência de pagamento simples e agradável para usuário e taxista é o que vai fechar, de forma positiva, um processo que começou com a tecnologia do nosso app. Não podemos pecar nessa etapa e a parceria com tem sido fundamental nesse processo”, explica o executivo.

Outro fator que também é fundamental e merece uma análise minuciosa durante o pagamento in-app são os chargebacks. No caso da hellofood, empresa de pedidos de comida online, presente em 40 países, a ação demonstra um fator fundamental, uma vez que apenas cartões de crédito podem concluir o pagamento in-app.

Segundo o co-CEO do hellofood, Roberto Gandolfo, a funcionalidade tem ajudado a reverter situações que poderiam gerar atritos entre o cliente e a marca. “Estamos lidando com pedidos de comida feito por milhares de pessoas simultaneamente. O processo de pagamento tem que ser igualmente rápido e seguro, tanto do ponto de vista do consumidor como do estabelecimento.”, comenta Gandolfo.

Jean Mies ainda pontua que a questão da concretização do pagamento é um fator crítico das vendas in-app. Segundo o VP LatAm, para assegurar altas taxas de conversão e autorização nas compras por cartão de crédito a Adyen disponibiliza uma série de ferramentas que analisam e monitoram o fluxo de pagamento do início ao fim e ajudam os clientes a aumentar sua receita. A inovação no processamento de pagamentos e o investimento em tecnologia para gestão de riscos  caminham de mãos dadas com o crescimento exponencial  das vendas in-app. a eficiência no processo de pagamento torna-se ainda mais crítica para compras de serviços in-app.

“Todas as etapas do pagamento são de extrema importância para a execução deste formato de pagamento. Especialmente para transações in-app, a solução de pagamento tem que unir a conforto e a segurança durante o processo de pagamento. Por isso, um sistema totalmente integrado que inclui a gestão de riscos em tempo real, e ferramentas que comprovadamente aumentam as taxas de conversão é a melhor opção para empresas vendendo produtos e serviços através de aplicativos móveis. Esta solução deverá ser totalmente personalizável com base no histórico de transações e no modelo de negócio específico de cada app, coletando as informações necessárias para evitar operações fraudulentas de maneira automatizada, com a velocidade que estes modelos de negócio necessitam. Os clientes atuam em parceria conosco, utilizam nossa tecnologia e plataforma, porém com autonomia para o controle de gestão das transações”, finaliza o VP LatAm.