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Tarifas dos EUA mantêm pressão sobre montadoras japonesas e sul-coreanas em 2026

Por: Alice Lopes

Jornalista no E-Commerce Brasil

Jornalista no E-commerce Brasil, graduada pela Universidade Nove de Julho e apaixonada por comunicação.

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As tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos devem continuar pesando sobre a lucratividade das montadoras japonesas e sul-coreanas ao longo de 2026. A avaliação foi divulgada na terça-feira, 18, pela Fitch Ratings, que projeta um cenário ainda desafiador para o setor no próximo ano.

Montadoras sofrem com tarifas
(Imagem: reprodução)

Alíquotas e impactos no crédito

Segundo a agência, a tarifa aplicada aos veículos produzidos na Coreia do Sul deve cair apenas em 2026, quando deve chegar a 15%. O percentual se alinharia às taxas já praticadas para fabricantes japoneses e europeus após o acordo comercial recente entre Estados Unidos e Coreia do Sul.

O ambiente tarifário levou a Fitch a revisar classificações de crédito de grandes montadoras asiáticas. A Honda teve sua perspectiva alterada para negativa em setembro, com expectativa de lucro abaixo de 5% nos próximos dois anos. A Nissan, rebaixada em abril, também segue com perspectiva negativa. Toyota e Hyundai mantiveram ratings estáveis, sustentadas por operações diversificadas e solidez financeira.

Vendas estagnadas e novos desafios competitivos

Além das tarifas, o setor automotivo convive com uma projeção de crescimento modesto, de 0,3% nas vendas globais em 2026. A retirada dos subsídios dos Estados Unidos para veículos elétricos, prevista para setembro de 2025, adiciona pressão sobre o segmento, que também enfrenta concorrência crescente de fabricantes chineses em mercados internacionais.

Diante do cenário, as montadoras têm buscado mitigar os impactos ampliando a produção em território americano, reduzindo custos e priorizando modelos com maiores margens de lucro.