Mostramos recentemente uma entrevista com uma especialista americana sobre a importância das práticas de sustentabilidade (ou ESG) nas empresas. Dentro deste contexto, os consumidores estão de olho na forma como as empresas se posicionam em relação ao tema. Mais uma prova disso está no estudo da Opinion Box, que entrevistou em julho 2.246 pessoas, sendo 52% dessas do público feminino.
Questionados se pesquisam sobre a sustentabilidade das empresas antes de se tornar clientes, os entrevistados responderam que:
- Nunca – 14%
- Raramente – 20%
- Às vezes – 40%
- Frequentemente – 19%
- Sempre – 8%
Ainda assim, 67% dos consumidores disseram que possuem o hábito de pesquisar as práticas de ESG das empresas antes de realizar compras. Entre os respondentes, questões de sustentabilidade e ambientais estão entre as principais buscas feitas antes de fechar negócio.
Fatores que levam as pessoas a não comprar das empresas
- 59% – a empresa está envolvida em casos de trabalho escravo;
- 57% – empresa é conhecida por poluir a natureza;
- 55% – possui histórico de maltratar/não dar boas condições a funcionários;
- 54% – está envolvida em escândalos de corrupção;
- 53% – está ligada a casos de agressão à natureza;
- 52% – os produtos da empresa são agressivos ao meio ambiente;
- 48% – está envolvida em denúncias de assédio;
- 45% – faz testes de produtos em animais;
- 43% – está ligada a causas que não concordo;
- 43% – fez campanhas publicitárias ofensivas para determinados grupos;
- 36% – não trabalha bem as práticas de ESG;
- 35% – agiu mal diante da pandemia;
- 32% – não promove inclusão e diversidade;
- 8% – nenhum dos fatores me faz desistir de comprar das empresas;
Além da sustentabilidade, o posicionamento!
Boa parte dos fatores assinalados pelos clientes em potencial são bastante conhecidos. Porém, um deles é especialmente novo: o posicionamento da empresa diante da pandemia. Em 2022, os problemas que as marcas precisam gerenciar vão além daqueles que elas já conheciam. Afinal, os clientes vão levar em conta a forma como a empresa agiu diante do mal que nos atingiu em 2020.
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O impacto das ações sustentáveis e de ESG pode ser sentido no bolso das empresas. Quando um negócio lida bem com essas questões, fica mais fácil conquistar clientes e, mais ainda, eles saem mais satisfeitos após a compra. Se isso não é bom o bastante, saiba que os produtos sustentáveis podem até mesmo custar mais caro e ainda assim serem os preferidos dos clientes.
- 75% – afirmam que empresas com práticas sustentáveis têm mais chances de conquistá-los como clientes;
- 75% – ficam mais satisfeitos ao comprar produtos que sabem que são sustentáveis;
- 54% – preferem pagar mais caro por produtos mais naturais e que agridem menos o meio ambiente.
Consumidor cobra, a empresa paga!
Quando a empresa não coloca em prática o ESG e as práticas de sustentabilidade, elas podem ser cobradas publicamente. De acordo com o estudo, o impacto vai muito além de não vender.
Afinal, corre-se o risco de a empresa enfrentar uma crise de imagem caso os consumidores não se identificarem com a agenda ESG e de sustentabilidade da empresa. Aliás, 73% dos entrevistados dizem que os consumidores devem cobrar o posicionamento sustentável da empresa — inclusive publicamente.
Sustentabilidade legítima
Outro dado levantado no estudo é que o discurso de ESG e sustentabilidade das empresas deve ser real e, acima de tudo, bem comunicado. Isso porque os consumidores, no fim do dia, estão desconfiados. Apenas como parâmetro, quase a metade deles duvida do posicionamento das marcas e dos produtos que se dizem sustentáveis diante do mercado.
- 47% – não acreditam em muitas marcas que se posicionam como sustentáveis;
- 44% – não acreditam em muitos produtos que se dizem sustentáveis.
Além disso, o estudo reforça que não é apenas a questão do meio ambiente que entra na conta da sustentabilidade — e, principalmente, da sigla ESG. Isso porque ESG também diz respeito a questões sociais — e os consumidores estão de olho nas empresas que não ligam para essas pautas.
Sim, 57% dos consumidores já deixaram de comprar de uma empresa ligada a discriminação ou que não apoia a diversidade e a inclusão. Além disso, vale reforçar que 57% também deixaram de adquirir produtos de empresas ao descobrir que esta prejudica o meio ambiente de alguma forma.
Por Giuliano Gonçalves, da redação do E-Commerce Brasil
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