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Descubra como a integração de soluções personalizadas de pagamento pode transformar seu negócio online no Fórum ECBR 2024

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

No mundo acelerado do comércio eletrônico, oferecer uma experiência de compra ágil e segura é essencial para conquistar e fidelizar clientes. Uma das maneiras mais eficazes de alcançar esse objetivo é por meio da integração de pagamentos digitais nas plataformas de e-commerce. Para aprofundar a discussão sobre o impacto dessa solução para o setor, Patricia Esteves, vice presidente sênior de marketing e vendas da Zoop, fintech pioneira na oferta de solução de ‘tap to pay’ white-label no Brasil, é uma das palestrantes do Fórum E-Commerce Brasil 2024, para falar sobre tecnologia, principalmente para pequenos e médios empreendedores.

Uma das vantagens da conectividade de sistemas de pagamento no próprio site ou aplicativo é poder oferecer ao cliente transações rápidas e seguras com apenas alguns clientes. Além disso, já disponibilizar diferentes meios como o cartão de crédito, Pix, boleto, link de pagamento ou cobrança por recorrência também faz com que consumidores estejam mais propensos a concluir suas compras. Quanto mais personalizada a jornada e alinhada ao perfil do cliente, melhores são os resultados.

Isso tudo acontece porque os pagamentos digitais fornecem dados valiosos sobre os hábitos de compra de seus clientes. Com acesso a essas informações, é possível ajustar estratégias de marketing, oferecer promoções personalizadas e melhorar a experiência geral do cliente. A análise desses dados se torna uma poderosa ferramenta para compreender e atender melhor o público-alvo. Por isso, ampliar as opções de pagamento online é uma estratégia indispensável para qualquer negócio de e-commerce que deseja crescer e prosperar no mercado atual. Oferecendo conveniência e insights valiosos, os pagamentos digitais podem transformar a maneira como se faz negócios, alavancando as vendas e fortalecendo a marca.

Outro aspecto essencial a ser considerado é a segurança, fundamental para ganhar a confiança dos consumidores. Uma pesquisa realizada pela Zoop em parceria com a PiniOn, lançada em maio deste ano, revelou que, para os brasileiros, o pix é a forma de pagamento mais segura, sendo citada em primeiro lugar por 74% dos entrevistados. Os cartões de crédito e débito seguem em segundo e terceiro lugar, com 72% e 71%, respectivamente, enquanto as carteiras digitais vêm logo atrás, com uma taxa de confiança de 68%. O dinheiro em espécie é considerado o meio de pagamento menos seguro, com 67%.

Patrícia Esteves, vice presidente sênior de marketing e vendas da Zoop, comenta que a pesquisa evidencia o valor que os brasileiros atribuem à segurança em suas transações financeiras e como estão abertos às novas soluções de pagamento: “quando as transações são rápidas e seguras, os clientes se sentem mais confortáveis em fazer compras, principalmente online. Ao oferecer opções de pagamento flexíveis, estamos não apenas satisfazendo, mas também antecipando as expectativas dos consumidores, o que pode levar a um aumento significativo nas vendas e na retenção de clientes”.

Ao adotar plataformas que ofereçam uma variedade de opções de pagamento e garantam segurança robusta, os negócios não só atraem mais clientes, mas também fortalecem seu relacionamento com eles. Este avanço tecnológico não apenas simplifica o processo de compra, mas também abre portas para inovações futuras, capacitando empresas de todos os tamanhos a prosperar em um ambiente digital em constante evolução.

Firmar parcerias com empresas que oferecem soluções de embedded finance, como a Zoop, pode ser uma alternativa viável para muitos negócios, permitindo às empresas oferecer uma variedade de opções de pagamento e garantir uma segurança robusta. Além de todos os pontos positivos já mencionados, este avanço tecnológico também abre portas para inovações futuras, capacitando empresas de todos os tamanhos a prosperar em um ambiente digital em constante evolução.