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Sites de e-commerce registram deflação de 1,61% em fevereiro

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O índice e-Flation registrou, em fevereiro, deflação de 1,61% nos preços apresentados nos sites de e-commerce, uma queda de 2,71 p.p. em relação ao mês anterior, em que se registrou inflação de 1,10%, e queda de 2,09 p.p. em relação a fevereiro de 2013, quando foi apurado +0,48%.

No acumulado dos últimos 12 meses, o indicador ainda contabiliza inflação de 2,03%, representando aumento de 5,71 p.p. em relação a igual período do ano passado, quando o percentual observado era de -3,68%.

Desenvolvido pelo Provar (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados e com a Íconna Monitoramento de Preços no E-commerce, o indicador tem como proposta monitorar as variações dos preços de produtos ofertados online, acompanhando as tendências no mercado de consumo pela Internet.

No total, as categorias que apresentaram inflação em fevereiro foram: “Medicamentos” (0,90%), “CDs e DVDS” (2,47%), “Cine e fotos” (1,90%), “Eletrodomésticos” (3,54%), “Eletroeletrônicos” (2,16%) e “Perfumes e cosméticos” (0,63%). Já as categorias que contabilizaram deflação foram: “Livros” (-7,96%), “Telefonia e celulares” (-6,92%), “Informática” (-3,10%), “Brinquedos” (-0,26%) e “Moda e acessórios” (-2,66%).

“A facilidade de comparação dos preços na internet fez com que o índice de inflação voltasse a apresentar deflação em fevereiro”, comenta Claudio Felisoni, presidente do conselho do PROVAR/FIA.

O e-Flation é avaliado a partir da segunda quinzena do mês referente à primeira do mês em subsequente. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, resultam no que se chama de “campeões de vendas”.