O site de compras coletivas ClickOn, em parceria com o e-bit, empresa provedora de informações sobre o mercado eletrônico, criou uma série de procedimentos para aumentar a confiabilidade de portais do gênero.
Uma das medidas será a análise constante do grau de satisfação dos usuários, de modo que se verifique quais sites estão cumprindo seu papel e quais estão deixando a desejar. Não será apenas o ato da compra do cupom que será monitorado, mas também a pós-venda: agendamento de um serviço, datas disponíveis, atendimento etc.
Os sites que aderirem ao programa distribuirão questionários aos seus clientes, para que eles avaliem todas as etapas que envolvem a utilização de cupons, de sua comercialização ao uso – se o estabelecimento cumpriu satisfatoriamente o que prometeu, por exemplo.
“Ao se preocuparem também com a prestação do serviço dos parceiros, os sites ganham credibilidade, já que serão avaliados pelos próprios consumidores, que são os mais indicados para apontar quais são as empresas confiáveis”, diz Alexandre Umberti, diretor de marketing da e-bit.
“Até hoje os sites só se preocupavam em avaliar o processo de compra on-line e não a experiência no momento da utilização do cupom”, diz Claudia Woods, diretora de marketing do ClickOn, prevendo que as empresas que adotarem os critério do e-bit demonstrarão preocupação em melhor atender seus clientes.
Levantamento conduzido pelo portal Bolsa de Ofertas aponta a existência de 1.890 sites de compras coletivas no Brasil. Desses, 326 (17%) foram considerados inativos – sem ofertas há mais de 15 dias – e 212 (11%), novos – em fase de cadastramento de usuários. Um Projeto de Lei (PL 1232/2011) que regulamenta esse tipo de serviço está em avaliação na Câmara dos Deputados.