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Setembro é o Mês do Cliente e traz oportunidades de ouro para o e-commerce em 2024

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Casal sentandos no chão olhando para ipad
Imagem: reprodução

Setembro traz consigo uma data que, a cada ano, ganha mais relevância no calendário do comércio eletrônico: o Dia do Cliente

Celebrado oficialmente em 15 de setembro, essa data foi criada em 2003 pelo empresário João Carlos Rego, com o intuito de homenagear os consumidores e fomentar as vendas no varejo. 

Portanto, para os lojistas virtuais, o evento traz oportunidades únicas para fidelizar e conquistar novos clientes durante a semana, a quinzena ou o mês inteiro. 

Em 2024, a tendência é que o Mês do Cliente se consolide ainda mais, graças às novas ferramentas digitais e estratégias que podem ser exploradas para potencializar as vendas, como as soluções desenvolvidas pela Empreender.

Crescimento das vendas e aumento de pedidos no Mês dos Clientes

Segundo dados da Nuvemshop, em 2023, as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) digitais no Brasil registraram um faturamento expressivo de R$ 72,5 milhões entre os dias 10 e 16 de setembro, um aumento de 21,5% em comparação com o ano anterior. 

Além disso, o número de pedidos cresceu 23%, chegando a 294,5 mil. Essas estatísticas demonstram o poder de compra dos consumidores nesse período, impulsionado por promoções, campanhas nas redes sociais e condições especiais de pagamento.

Por isso, a expectativa para 2024 é que o Mês do Cliente continue consolidando sua relevância no calendário do e-commerce, devido ao aumento da confiança dos consumidores no ambiente digital e a facilidade de compra proporcionada pelo PIX. 

Sendo assim, lojistas que se prepararem adequadamente, utilizando estratégias personalizadas e ferramentas tecnológicas eficientes, estarão à frente da concorrência. 

O foco deve estar em otimizar a experiência do cliente, desde a atração até o pós-venda, explorando as tendências observadas no mercado.

Portanto, para quem atua no e-commerce, a chave está em atender essa demanda crescente em setembro e capitalizar sobre o aumento das vendas.

Redes sociais e integração com o e-commerce

Em 2023, as redes sociais foram responsáveis por 25% das vendas no Mês do Cliente, com o Instagram liderando, gerando 90% dos pedidos originados nas plataformas digitais. 

Para 2024, espera-se que as vendas por meio de redes sociais aumentem ainda mais, impulsionadas pela crescente interação dos consumidores com conteúdo visual e de vídeo.

Dessa forma, os lojistas podem aproveitar esses canais de vendas utilizando ferramentas que integrem suas redes sociais diretamente à loja virtual. 

Widget Instagram possibilita que os posts mais engajados da rede sejam exibidos na loja virtual, facilitando a conexão do cliente com os produtos. 

Ademais o Widget TikTok ajuda a aumentar a conversão em vendas, permitindo que os lojistas adicionem vídeos da rede social e marquem os produtos diretamente nas publicações, levando o cliente para o carrinho de compras com apenas um clique.

Estratégias de frete e logística

Um dos fatores de sucesso das campanhas do Mês do Cliente é a oferta de frete grátis, que representou cerca de 28% das vendas durante o período ano passado. 

Além de atrair consumidores, o frete grátis pode ser um diferencial competitivo que ajuda a fechar vendas. No entanto, essa estratégia requer um planejamento logístico eficiente para não comprometer a margem de lucro.

Nesse contexto, um grande aliado é o app Rastreio.net, pois além de manter o cliente informado sobre o status da entrega, ele também permite adicionar uma página de rastreio personalizada na loja virtual, oferecendo maior transparência e confiança ao consumidor. 

Isso é particularmente importante durante períodos de grande volume de vendas, como o Mês do Cliente, onde a agilidade e a precisão na entrega podem determinar a satisfação do cliente e a fidelização.

Promoções e personalização visual: as chaves para o Mês do Cliente 2024

Ofertas atraentes, como o frete grátis, foram essenciais para impulsionar as vendas em 2023, sendo responsáveis por 28% das transações. 

No entanto, em 2024, não basta apenas oferecer descontos e promoções; a personalização dos produtos pode fazer a diferença na decisão de compra.

Para criar campanhas atraentes, o aplicativo 365 Artes, é uma solução eficiente, pois permite adicionar selos, tags e etiquetas personalizadas nas suas imagens, com acesso a centenas de templates editáveis no Canva gratuito. 

Imagine, por exemplo, destacar uma promoção com etiquetas de “Desconto Exclusivo” ou “Frete Grátis” aplicadas diretamente nas imagens dos itens em promoção. 

Essa customização da identidade visual aumenta a percepção de valor e engaja o cliente, ajudando a destacar os produtos em meio à concorrência.

Além disso, campanhas mais personalizadas podem ser criadas de maneira simples com o uso do Landing Page, outro app da Empreender. 

Essa ferramenta é usada para criar páginas de alta conversão específicas para promoções ou lançamentos, sem a necessidade de conhecimento técnico de programação. 

Sendo assim, é possível, por exemplo, montar uma página exclusiva para um “Desconto Especial do Mês do Cliente”, direcionando tráfego diretamente para ela por meio de anúncios e campanhas em redes sociais. 

Segmentos em alta: moda, saúde & beleza, e casa & jardim

No edição 2023 do Dia do Cliente, o segmento de moda liderou as vendas, totalizando R$ 26 milhões em faturamento. Itens como vestidos longos, segunda pele de tule e camisetas foram os mais vendidos. 

Seguindo esse exemplo, lojistas do setor podem antecipar tendências e preparar estoques para campanhas voltadas a esses produtos em 2024. 

O app Cheguei, que avisa os clientes quando um produto volta ao estoque, pode ser uma peça-chave para garantir que ninguém perca uma oportunidade de compra.

Além disso, outros nichos que apresentaram resultados expressivos, foram os segmentos de saúde & beleza, com R$ 6,5 milhões, e Acessórios, com R$ 5 milhões. 

Logo em seguida, o setor de casa & jardim foi outro destaque, com um crescimento de 52% em relação ao ano anterior.

Para lojistas desses segmentos, é fundamental aproveitar o Mês do Cliente para destacar os produtos mais populares e lançar novas coleções ou ofertas especiais. 

Meios de pagamento: a ascensão do PIX

O comportamento dos consumidores também evoluiu em termos de meios de pagamento. 

Em 2023, o cartão de crédito continuou sendo a forma de pagamento preferida, utilizado em 52% das transações. 

No entanto, o uso do PIX cresceu significativamente, passando de 23,5% em 2022 para 37,5% do total de pedidos pagos no período.

Esse crescimento reflete a demanda por opções de pagamento rápidas e seguras, que garantam a conclusão das compras de forma eficiente. 

Lojistas que ainda não adotaram o PIX devem considerar essa opção como uma prioridade para 2024, pois ela proporciona conveniência ao cliente e aumenta as chances de finalização de compras. 

Além disso, ferramentas como o SAK, que recupera carrinhos abandonados, boletos e PIX via WhatsApp, podem ajudar a reverter potenciais perdas e converter vendas que de outra forma seriam deixadas de lado.

Mês do Cliente 2024: oportunidades ampliadas com o Empreender Plus

O Mês do Cliente é uma excelente oportunidade para os lojistas virtuais aumentarem suas vendas e fortalecerem a relação com seus clientes. 

No entanto, para aproveitar ao máximo esse período, é essencial estar bem preparado, com uma estratégia que abranja desde a promoção de produtos até a logística e o atendimento ao cliente.

Empreender Plus é confiável, contendo soluções completas e integradas que ajudam a otimizar cada etapa do processo de vendas, como alguns apps citados ao longo do texto. 

Afinal, cada ferramenta foi desenvolvida para facilitar o gerenciamento e impulsionar os resultados de lojas virtuais, além de possuírem integração com as principais plataformas de e-commerce.

Vale ressalta que é possível escolher, montar e assinar o seu próprio pacote, entre as mais de 20 de ferramentas disponíveis. Saiba como:

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