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Search Engine Marketing deve movimentar US$ 23 bilhões na América do Norte

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O mercado norte-americano de Search Engine Marketing (SEM) deverá movimentar US$ 23 bilhões até o final de 2012, crescimento de quase 19% em relação aos US$ 19 bi registrados no ano anterior, indicou um estudo feito, este mês, pela Econsultancy, em parceria com o SEMPO. Esta avaliação inclui investimentos em SEO (busca orgânica) e links patrocinados.

A maioria dos comerciantes entrevistados (55%) disse que irá aumentar seus investimentos em SEO neste ano, embora esta proporção esteja estagnada em relação aos que haviam afirmado o mesmo em 2011 (54%) e 2010 (52%). Um terço disse que vai investir o mesmo, sendo que os 12% restantes passarão a investir menos. Poucos respondentes aumentarão significativamente seus orçamentos: apenas 5% irão investir o dobro ou mais do que o dobro até o final do ano.

A expectativa das agências para seus clientes (empresas) se diferem bastante. Apenas 18% esperam que os orçamentos destinados ao SEO permaneçam os mesmos, enquanto 8% estimam queda, e 74% acreditam que seja maior.

Segundo pesquisa realizada, em agosto, pela Webmarketing123, SEO é o canal de marketing digital com o maior impacto na geração de leads para empresas business-to-business (B2B) e business-to-consumer (B2C). Cerca de 60% dos profissionais de marketing B2B informaram que o SEO exerce a maior influência na geração de leads, distante das mídias sociais (21%) e canais de custo por clique (CPC – 20%). As empresas B2C também disseram que o SEO é mais revelante para seus leads (49%), seguido por CPC (26%) e mídias sociais (25%). Comparado a 2011, 20% a mais de organizações B2C passaram identificar o SEO como o canal mais influente na geração de leads.

Mais detalhes do “State of Search Marketing Report 2012” indicaram que uma em cada quatro empresas irá manter o atual investimento em links patrocinados este ano, uma queda significativa de 33% em relação a 2011. De modo geral, os empresários entrevistados estão três vezes mais propensos a investir mais em anúncios em motores de busca este ano (58%). Em 2010, 34% das empresas planejavam gastar o mesmo que em 2009, 16% esperavam gastar menos e 60% previam investir mais.

Quando se trata de agências, esses índices se tornam um pouco diferentes. Cerca de 20% relataram que seus clientes irão gastar em 2012 o mesmo de 2011. Mais de 10% esperam que os comerciantes gastem menos e 70% acreditam que invistam mais. Em 2010 19% das empresas planejavam manter seus gastos, 8% esperavam investir menos e 73% mais. Contudo, a proporção de agências que disseram que seus clientes irão aumentar seus orçamentos acima de 50% subiu de 5% no ano passado para 11% este ano.