Em meio ao movimento da população em prol das doações às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, o Threat X, divisão de cibersegurança da ClearSale, referência em inteligência de dados com portfólio para prevenção a fraude, está derrubando gratuitamente sites fraudadores, em um esforço para proteger os cidadãos e garantir que contribuições monetárias não sejam desviadas das comunidades afetadas pela crise. Até o momento, já foram quase 30 páginas online retiradas do ar pela companhia, que está colaborando com bancos e autoridades para bloquear contas de fraudadores.
Diante da tática dos criminosos, que também envolve uso de links falsos e engenharia social para aplicar golpes disfarçados de doações, a proposta da companhia é localizar e remover sites e canais falsos em tempo hábil, garantindo que a população possa realizar doações e navegar por links online com segurança. Nesse cenário, Eduardo Mônaco, CEO da ClearSale, alerta que perfis fakes geralmente copiam a identidade visual das páginas e perfis oficiais, alterando os números do pix para contas particulares.
Não clique em links desconhecidos
Fraudadores podem enviar mensagens falsas solicitando informações pessoais. Nunca clique em links desconhecidos e verifique cuidadosamente os dados disponíveis na transferência, e não forneça suas informações bancárias para sites que não apresentam certificado de segurança. Nenhum órgão sério envia mensagens de texto solicitando dados para pedir doações.
Verifique a autenticidade
Antes de efetuar qualquer doação, verifique os dados da entidade para ter certeza de que o destinatário e informações bancárias estejam corretos. Se tiver dúvidas sobre a autenticidade do destino da doação, pesquise sobre a fonte e/ou entre em contato diretamente para confirmar.