Se você tem um e-commerce, atenção! A Reforma Tributária está chegando! Grande parte dos contadores ainda não está pronta. Uma pesquisa da Omie, plataforma de gestão empresarial (ERP) em nuvem, revelou que 60% desses profissionais no Brasil não se sentem preparados para lidar com os impactos das mudanças. O levantamento ouviu 448 pessoas do setor em todo o país entre março e abril de 2025, incluindo escritórios parceiros e não parceiros da empresa.

Mas o que isso significa para quem vende online?
A Reforma vai alterar a forma como os tributos são cobrados e creditados ao longo das cadeias produtivas. Para quem atua no e-commerce, especialmente em marketplaces ou no B2B, as regras de recolhimento e apuração de créditos tributários vão mudar.
Sem um contador preparado e um sistema de gestão eficiente, o risco de erros, multas e perda de competitividade aumentam.
ERP: um aliado na adaptação
Mais de 90% dos contadores ouvidos na sondagem reconhecem que os ERPs serão essenciais para enfrentar a nova realidade tributária. Ainda assim, muitos empreendedores seguem sem ferramentas digitais para controlar obrigações fiscais, emitir notas e organizar a gestão financeira.
Então, o que você, empreendedor, pode fazer agora?
Converse com o seu contador sobre a Reforma e como ela impacta o seu modelo de negócio, revise os processos fiscais e identifique possíveis pontos de atenção, invista em um sistema de gestão ERP que automatize tarefas (a Omie possui teste grátis clicando neste link e ajude a manter a conformidade e busque conteúdos confiáveis e capacitação para entender as mudanças, como o curso gratuito da Omie Academy.
A Reforma Tributária não é só um assunto contábil, já que vai impactar diretamente seu negócio. E como em qualquer mudança, quem se antecipa, se adapta mais rápido e sai na frente da concorrência.
Se quiser saber como a tecnologia pode ajudar seu e-commerce a se preparar, conheça soluções como o Omie ERP, que integram gestão, emissão de notas, controle de estoque e vendas, tudo de forma automatizada e alinhada com as exigências fiscais do país. E, agora, também com a nova funcionalidade gratuita para clientes no WhatsApp.
Acesse a pesquisa completa aqui.