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54% das recomendações no e-commerce se baseiam no histórico de compra

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Pesquisa realizada pela Insider e pelo E-Commerce Brasil mostra que 54% das recomendações feitas no e-commerce se baseiam no histórico de compra dos consumidores.

O objetivo do levantamento era criar um panorama sobre a realidade das recomendações e personalização no mercado brasileiro.

Quando questionados sobre como realizam as recomendações no e-commerce (podendo assinalar mais de uma alternativa, os comerciantes relataram também que 36% realizam as recomendações usando a afinidade com descontos do site.

32% afirmou usar a origem de tráfego do consumidor para realizar a recomendação, enquanto 25% usa os produtos visualizados anteriormente. Além disso, 11% consideram o gênero do comprador para realizar as recomendações.

Canais de comunicação

68% dos respondentes afirmaram que usam o e-mail como um dos canais de comunicação com o consumidor. Podendo assinalar mais de uma opção, na marca dos 61% estão os que afirmaram usar o WhatsApp.

37% realizam a comunicação também pelo Facebook Messenger. Em menores proporções, os respondentes afirmaram usar: Web push (18%), app push (11%) e SMS (11%).

Pensando no nível de integração entre os canais usados, 32% afirmaram que acreditam que ela seja considerada “boa”, enquanto 29% consideram “razoável”. Somente 14% consideram “ótimo”. Por outro lado, 25% responderam que consideram “ruim”.

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