Na era da digitalização, os golpes financeiros se tornaram mais sofisticados, representando uma ameaça constante para os consumidores. A informação desempenha um papel crucial como ferramenta para combater as fraudes, especialmente as relacionadas aos golpes financeiros. De acordo com a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, 20% dos entrevistados foram vítimas de fraudes em instituições financeiras em 2023, cerca de 7,2 milhões de consumidores.
Os dados revelam que a clonagem de cartões de crédito e débito (6%), compra em anúncios falsos em redes sociais clonadas (4%) e transações não autorizadas em contas bancárias (3%) são os principais tipos de golpes enfrentados. Após sofrerem as fraudes, muitos consumidores enfrentaram dificuldades para recuperar o dinheiro perdido, sendo que 34% não conseguiram reaver os valores.
Além das perdas financeiras, a restrição ao crédito afetou 25% dos entrevistados que foram vítimas de fraudes. Diante desse cenário preocupante, é fundamental que os consumidores estejam atentos e informados para evitar cair em golpes.
Segurança é prioridade para o consumidor
Para Giuliana Cestaro, diretora de produtos Software Express da Fiserv no Brasil, a digitalização foi acelerada na pandemia, com grandes mudanças em relação à utilização dos meios de pagamento digitais e compras pela internet e espera-se que esta situação continue se consolidando.
“As pessoas pretendem comprar ainda mais por e-commerce e há uma grande intenção de continuar utilizando os meios de pagamento mais inovadores como Pix, carteira digital e QR Code. Com isso, é preciso que o varejo esteja preparado com tecnologias necessárias para atender essa nova demanda”, comenta Giuliana.
A pesquisa Carat Insights 2024, da Fiserv, aponta que a segurança está no topo (67%) da lista de prioridade dos consumidores brasileiros na hora de escolher um meio de pagamento, seguido por descontos e promoções (66%) e praticidade (64%). Entendendo essa dinâmica, promover a segurança das informações começa de dentro para fora da empresa.
A executiva destaca que é fundamental o relacionamento com parceiros para que todos estejam na mesma página quando o assunto é fraude. “Além do diálogo e da aproximação, promover treinamentos recorrentes também é importante para que nossos parceiros ofereçam aos clientes uma gama de informações para ajudá-los a proteger o seu negócio, somada à oferta de soluções tecnológicas personalizadas que impactam a jornada de segurança do cliente final”, comenta.
Segurança omnichannel
O Carat, ecossistema omnichannel de pagamentos da Fiserv, é uma das soluções inovadoras com módulo de segurança para transações digitais. Com capacidade para processar até 1 bilhão de transações omnicanal por ano, o Carat oferece tokenização omnichannel, proporcionando uma jornada sem fricção para os consumidores, pulando etapas de cadastro de dados, uma vez que as informações ficam protegidas no token de bandeira do cartão, e não na base de dados do estabelecimento. Essa funcionalidade não apenas simplifica as operações, como também protege os consumidores contra fraudes e cobranças indevidas.
Portanto, diante do aumento da sofisticação dos golpes na era digital, é essencial que nossos parceiros e clientes dominem informações sobre os riscos existentes e as soluções disponíveis para proteger as transações financeiras e garantir uma experiência segura no ambiente digital.