Logo E-Commerce Brasil

RD RaiaDrogasil alerta sobre o crescimento de antitabagismo e quais os produtos podem ajudar

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Empenhada em ser a empresa que mais promove saúde e bem-estar para a população brasileira até 2030, a RD RaiaDrogasil mantem esforços contínuos para ajudar os fumantes a abandonar o hábito prejudicial do fumo de forma gradual e saudável. 

RD Raiadrogasil - Produtos antitabagistas
(Foto: Freepik)

Existem categorias de produtos à venda no e-commerce, que duplicam as chances de um fumante ter sucesso em sua tentativa de parar de fumar. André Luiz Araújo, gerente de e-commerce da RD RaiaDrogasil, destaca os Medicamentos Isentos de Prescrição (MIP) disponíveis nos canais de venda da RD, como pastilhas, gomas mastigáveis, comprimidos e adesivos com liberação controlada de nicotina. A utilização desses tratamentos, em conjunto com acompanhamento médico para ajuste da intensidade da dose, tem se mostrado eficaz na diminuição da vontade de fumar. 

De acordo com dados da própria RD, a categoria de produtos MIP tem apresentado um crescimento constante desde 2020, com um aumento de quase 50% na rede como um todo. No ambiente digital, o crescimento é ainda mais expressivo, chegando a cerca de 90% no mesmo período. “Além disso, observou-se que a demanda por adesivos de nicotina tem crescido mais do que por comprimidos e gomas de mascar, indicando que os pacientes estão dispostos a investir mais financeiramente para deixar o vício, considerando que o ticket médio desses produtos é maior do que dos demais”, destaca o gerente de e-commerce. 

Rafael Arruda, key account de Qualidade de Marketplace na RD, foi fumante por 23 anos – dos 15 até os 38 anos. Ele conta que durante sua luta para abandonar o tabagismo utilizou adesivos de nicotina, que lhe forneceram um suporte momentâneo. No entanto, ele ressaltou que o fator crucial foi sua força de vontade, que só encontrou em 2022, sete anos após sua primeira tentativa de parar de fumar. 

“Tem sido uma renovação. Eu basicamente mudei todos os meus hábitos, reeduquei minha alimentação, comecei a fazer exercícios físicos, corridas, e minha disposição para todas as atividades tanto profissionais quanto pessoais aumentaram e melhoraram muito”, contou Arruda 

Segundo o relatório sobre o Controle do Tabaco para a Região das Américas 2022 da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o consumo de tabaco caiu para 16,3% em 20 anos e espera-se que seja de 14,9% para 2025, com o qual a região cumpriria a meta de reduzi-lo em 30%, estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) até essa data. 

“Uma coisa é certa. Não existe uma receita mágica para parar de fumar. Cada pessoa precisa encontrar os caminhos que funcionam para ela, compreendendo quais abordagens estão disponíveis e escolhendo aquelas que se adequam melhor ao seu perfil”, afirma Arruda. 

O caminho para a liberdade do tabagismo é, sem dúvida, desafiador, mas, com determinação e apoio adequado, é possível alcançar uma vida livre do cigarro e desfrutar dos benefícios que essa decisão proporciona.