RaiaDrogasil aproveita o avanço dodigital para conscientizar a população sobre descarte consciente
O descarte incorreto de medicamentos em pias e vasos sanitários impacta diretamente o solo, a água, a fauna e a flora. Por exemplo, 1 kg desse tipo de material despejado no meio ambiente pode contaminar até 450 mil litros de água. Por essa razão, torna-se cada vez mais urgente a conscientização da população sobre os impactos do descarte incorreto de medicamentos e suas embalagens primárias.
Com mais de 2.700 filiais em operação em todo o país e um marketplace que recebe mais de 35 milhões de acessos mensais, a companhia RD, que controla as farmácias Raia e Drogasil em todo o território nacional, aproveita todo o seu potencial de público para conscientizar o consumidor sobre as melhores práticas ambientais, quando o assunto é o descarte correto e seguro de remédios, medicamentos e suas embalagens.
A conexão entre o físico e o digital permite à companhia sensibilizar a população para uma cultura de preservação do meio ambiente. “Temos um espaço gigantesco para conscientizar e estimular a população a desenvolver hábitos sustentáveis. Somente em 2022, recolhemos 192 toneladas de medicamentos, além de embalagens e bulas, que deixaram de contaminar o meio ambiente”, comenta Giuliana Ortega, diretora de Sustentabilidade da RaiaDrogasil. A executiva se refere ao Programa de Descarte Consciente da companhia, que existe há mais de uma década para incentivar os cidadãos a fazerem o descarte correto de medicamentos.
Pioneira no acesso ao descarte de medicamentos
A RaiaDrogasil foi pioneira na criação de um programa de coleta de medicamentos vencidos e fora de uso. “Com coletores disponíveis em todo o território nacional e o amplo espaço, tanto físico quanto digital que temos para divulgação e conscientização da população, fortalecemos cada vez mais nosso compromisso de ser, até 2030, o grupo que mais contribui para uma sociedade mais saudável no Brasil”, pontua Giuliana.
Hoje todas as filiais da RaiaDrogasil em operação contam com coletores de medicamentos vencidos ou sem uso. Qualquer pessoa pode realizar o descarte em uma das 2.700 farmácias Raia e Drogasil. A RD atua na logística reversa para destinar de forma correta os materiais coletados e contribuir para um meio ambiente mais saudável e seguro para as próximas gerações. Vale lembrar, porém, que insumos como seringas, agulhas e frascos quebrados devem ser encaminhados para unidades de saúde.