Para quem tem uma rotina corrida e ainda precisa dar atenção aos filhos, realizar uma compra de maneira online é um grande facilitador no dia a dia. Com a necessidade de passar mais tempo em casa, diante das transformações nos métodos de trabalho e de vida nos últimos anos, o consumo digital também foi um processo que teve sua evolução acelerada. A conveniência oferecida nas compras online cresceu entre os consumidores que ainda não tinham esse hábito, principalmente entre as mamães.
As mães se tornaram um público assíduo dos recursos virtuais, que une a praticidade e uma variedade de produtos em um só lugar. É o caso de Jaqueline Ferreira, operadora de caixa e mãe de gêmeas. “Estou sempre precisando comprar fraldas, pomadas e lenços umedecidos. Conseguir fazer isso sem sair de casa é maravilhoso! A praticidade, bem como ter uma variedade de opções, é tudo que as mães mais prezam”, ressalta Jaqueline.
A variedade mencionada por Jaqueline faz parte de um cenário cada vez mais frequente no mercado voltado para o público infantil. Uma pesquisa realizada pela Interplayers, empresa de negócios da saúde, constatou que o home office e a concorrência entre farmácias e supermercados potencializam a compra online dos produtos infantis. Ao longo de 2022, as vendas de produtos para bebês e crianças tiveram alta de 12% ao mês, em média, nas farmácias brasileiras.
A Babystock, loja virtual de produtos de cuidados para bebês, sentiu esse cenário de maneira muito palpável: o negócio apresentou um crescimento nas vendas de 30%, de 2020 para 2022, o que possibilitou abrir novas categorias no segmento infantil.
“Uma das categorias que mais cresceram foi a de produtos para bebês. Com a urgência de adquirir certos tipos de produtos, as mães encontraram no online a ajuda para conseguir se preparar para a chegada do bebê sem sair de casa”, afirma Pedro Cezar, gerente comercial da Babystock.
A Jaqueline concorda e diz que, conseguir comprar tudo online é um indicativo de que ela terá mais tempo livre para outras tarefas e também com duas filhas gêmeas, que têm as mesmas necessidades e, portanto, consumem em dobro. “Aqui, tudo está sempre acabando, então, é ótimo poder evitar filas, o desgaste de sair de casa e ter tudo entregue em casa”, conclui.
No varejo brasileiro, segundo dados de 2021 do Sebrae, o público consumidor infantil movimenta cerca de R$ 16 bilhões ao ano, com um acréscimo médio de 14% no faturamento a cada ano. O levantamento ainda aponta que, considerando os segmentos de produtos e de serviços somados, as crianças são responsáveis por movimentar, mais de R$ 50 bilhões anuais.
No e-commerce da RD-RaiaDrogasil, a categoria de produtos que atende as mamães que recorrem frequentemente às compras online é a puericultura. O setor é responsável pela comercialização dos produtos destinados às diferentes fases de desenvolvimento da criança. Os produtos de puericultura no e-commerce da RD estão entre os mais vendidos da plataforma.