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A cultura do skincare como reflexo de mais saúde e bem-estar

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Os números comprovam que a demanda no mercado skincare global, nos últimos anos, deu um salto e chegou a US$ 14,92 bilhões, segundo dados da Global Newswire. O Brasil é um país particularmente vaidoso, sendo o quarto no mundo em consumo de beleza, atrás apenas de potências como Estados Unidos, China e Japão.

Com o aquecimento nas vendas deste nicho, surgem naturalmente novas marcas com produtos de diferentes fórmulas, como hidratantes, cleansers, creme para a área dos olhos, entre outros. Segundo a Digital Information World, no país, esses produtos já representam 7,3% das vendas por e-commerce.

Na RD Marketplace, canal exclusivo de produtos de saúde, bem-estar e beleza da RaiaDrogasil, a categoria de skincare já está entre uma das mais buscadas, mesmo fora da sazonalidade. Segundo Marcos Antônio, representante comercial do marketplace da RD, essa não é uma categoria que oscila no verão ou do inverno, cenário que afeta outros nichos de produtos como proteção solar e tratamentos capilares, por exemplo, na sazonalidade.

“Acho que a grande vantagem do digital nessa categoria de skincare é o acesso ao conteúdo. Da mesma forma que temos menos contato com o varejo físico, ganhamos na quantidade de informação a respeito das características de cada componente do produto, seus efeitos desejados e o modo de aplicar. Além disso, no digital você tem acesso ao portfólio completo de uma determinada linha ou marca, grande diferencial que oferta todas as possibilidades ao cliente e eleva o ticket médio de cada pedido”, aponta Marcos.

Ainda segundo o representante da RD, a sociedade hoje busca uma melhora na autoestima. “A rotina de skincare influencia diretamente na recuperação da autoestima, no cuidado estético e isso reflete no bem estar das mulheres e dos homens”, conclui.

Torna-se cada vez mais comum encontrar imagens de pessoas compartilhando sua rotina de autocuidado nas redes sociais. São variados os fatores que levam à essa onda, sendo um deles o fato de que o mundo pós-pandemia reflete uma vida mais digital, em que o cotidiano ganha uma vitrine virtual.  

Um dos temas mais populares entre os influencers é justamente a prática de autocuidado e bem-estar, em especial o skincare (cuidado com a pele). É o que garante a micro-influenciadora digital Jéssica Bordonal, que promove conteúdos com dicas de beleza na sua página @skincaredanoiva. “Recebo diariamente perguntas do tipo “como posso cuidar da minha pele oleosa?” ou “Que produto vai me ajudar com as acnes?”. Essas perguntas vêm de pessoas que querem se cuidar e por isso procuram dicas para que esse autocuidado aconteça. Para mim a importância do skincare é estar bem consigo mesmo, é tirar um momento do seu dia para se cuidar e se conhecer”, reflete Jéssica.